Editorial - jan./mar. 2015
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v5i1.113Keywords:
Inteligência compartilhada, Competitividade empresarial, Coaching de vida,Abstract
É com prazer que lhes apresento o número 1 do volume 5 de 2015. Nesta edição o primeiro artigo a ser aprovado foi da autora Vanessa Caroline Lazaro Silva e do autor Leonardo Augusto Amaral Terra “Business intelligence como fator decisivo na competitividade empresarial: uma análise a partir de multicasos” onde apresentam um estudo, que analisam como o BI influencia na estratégia e no processo de tomada de decisão as empresas de grande porte, através de métodos qualitativos, utilizando-se de entrevistas estruturadas para realização de estudo dos casos analisados. Esse estudo permite enxergar que o BI está diretamente ligado aos processos de tomada de decisão e pode proporcionar informações estruturadas sobre os processos e as situações em que as empresas se encontram, organizando assim de maneira coerente e coesa um bom posicionamento estratégico.
O segundo artigo apresenta um estudo através da abordagem de coaching de vida realizado no setor de notas fiscais de uma empresa da serra gaúcha, visando o desenvolvimento interpessoal de seus colaboradores. Para tanto, foi aplicado um questionário condizente com a realidade organizacional, identificando as necessidades dos funcionários e propondo melhorias nos aspectos carentes do coachee. Com base em estudos do modelo de Wilber e na metodologia GROW, é proposto um método de coaching adequado com o título “Coaching de vida: autodesenvolvimento voltado à satisfação”. Foi escrito por Thiago Paese Savaris, Priscila Bresolin Tisott, Daniele Nespolo, Jane Rech.
O terceiro artigo “Avaliação do potencial estratégico do software de assessoria educacional em função dos critérios da visão baseada em recursos” dos autores: Carolina de Sousa Martins Melo, Marcelo Hugo de Medeiros Bezerra, Josué Vitor de Medeiros Júnior, Dennys de Azambuja Elali analisa a vantagem competitiva gerada por um software interno de gestão organizacional para uma empresa que realiza assessoria educacional por todo o nordeste do Brasil e tem sua sede em Natal no Rio Grande do Norte. Para realizar tal atividade a coleta dos dados foi realizada através de um questionário com perguntas abertas dirigidas aos sócios diretores da empresa, seguido de uma entrevista para maiores esclarecimentos de dúvidas. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, através do método estudo de caso. Os resultados demonstraram que o software gera vantagem competitiva a empresa, porém essa não é sustentável devido a sua fácil imitabilidade.
Por sua vez, a autora Paula Assis Barbosa em seu artigo “Inteligência compartilhada: uma análise entre inteligência competitiva e estratégias de comunicação” vem identificar e examinar como a área de inteligência competitiva pode auxiliar nas múltiplas áreas estratégicas da empresa, utilizando a comunicação para compartilhar conhecimento. O artigo está estruturado em três partes, sendo a primeira uma introdução sobre o tema escolhido, contextualizando o leitor ao objeto de estudo e sua justificativa. A segunda parte é dedicada a revisão do referencial teórico disponível, levando em consideração literaturas relevantes ao tema, com foco específico em sistematizar o conhecimento científico disponível sobre o conceito de inteligência competitiva e sobre comunicação, abordando rapidamente o conceito de cultura organizacional. Na terceira parte são pontuadas as considerações finais, onde conclui-se que a literatura indica que a hipótese deste estudo se comprova: comunicar o conhecimento de forma efetiva entre as diversas áreas da empresa pode refletir na assertividade das estratégias e aumentar sua competitividade no mercado.
Muito Obrigado uma vez mais aos que nos apoiam com seus estudos.
Boa leitura.
Prof. Dr. Alfredo Passos
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