INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA INDÚSTRIA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA

Authors

  • Paula Patricia Ganzer Universidade de Caxias do Sul
  • Uiliam Hahn Biegelmeyer
  • Mirian Oliveira PUCRS
  • Maria Emilia Camargo Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i2.215

Keywords:

inovação, inteligência competitiva, análise de conteúdo, indústria, Innovation, Competitive intelligence, Content analysis, Industry

Abstract

A inovação e a inteligência competitiva (IC) são construtos relacionados e que são comumente utilizados na busca de diferenciação no mercado, sendo assim, a indústria protagoniza o uso das abordagens em seu contexto de mercado. O objetivo da pesquisa foi relacionar as abordagens dos artigos selecionados a fim de comparar as semelhanças e discrepâncias entre constructos teóricos envolvendo inovação e inteligência competitiva na indústria. A partir da definição das abordagens, o método de pesquisa utilizado se classifica de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, de objetivo exploratório e descritivo, tendo como procedimento técnico a análise bibliográfica. Os resultados da análise permitiram identificar que a inteligência competitiva e a inovação no setor industrial estão relacionadas com os construtos:  aprendizagem, devido a um conjunto de procedimentos para coleta e análise de informação sobre o macro ambiente, que permitiriam à organização um processo de aprendizagem contínuo; capacidades dinâmicas, no conhecimento e as habilidades antes na forma individual e coletiva possuem nível de base para o desenvolvimento de capacidades dinâmicas; no comportamento, da empresa na busca pelo êxito de entrada no mercado de uma indústria de alta tecnologia no mercado interno; no conhecimento, a IC gera conhecimento para a tomada de decisão estratégica, pois a informação que fornece permite obter respostas em tempo real; competitividade, nos produtos; a criatividade no trabalho, feedback em questão de retorno sobre execução de atividades de inteligência; o gerenciamento de risco, inserido na complexidade de negócios, repleto de ameaças provenientes de fontes naturais, políticos, econômicos e técnicos; a informação, como sendo parte do desenvolvimento da inteligência; o marketing, na gestão de marketing que engloba canal de distribuição, promoção, branding, e gestão de informações; a pesquisa e desenvolvimento, a fim de se obter resultados econômicos; a Resource-Based View (RBV) e vantagem competitiva, direcionada ao recurso humano da empresa, sendo estas, abordagens teóricas utilizadas para embasar as pesquisas realizadas no setor industrial em seus diversos segmentos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paula Patricia Ganzer, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Administração

Uiliam Hahn Biegelmeyer

Doutorando em Administração

Mirian Oliveira, PUCRS

Doutora em Administração

Maria Emilia Camargo, Universidade de Caxias do Sul

Pós Doutora em Estatistica na Universidade de Kazan- Russia

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Doutor pela Universidade Plitecnica da Cataluna

References

BRODY, R. Issues in defining competitive intelligence: an exploration. Journal of Competitive Intelligence and Management, v. 4, n. 3, Editorial Board, p.3-16, 2008. DOI: https://doi.org/10.1109/EMR.2008.4648884

CALOF, J. L.; WRIGHT, S. Competitive intelligence: a practitioner, academic and inter-disciplinary perspective, European Journal of Marketing, v. 42, p. 717-730, 2008. DOI: https://doi.org/10.1108/03090560810877114

CNI, Confederação Nacional da Indústria. O que a CNI faz. Disponível em: <http://www.portaldaindustria.com.br/>. Acesso em: 15 set. 2013.

DAFT, Richard L. A dual-core model of organizational innovation. Academy of Management Journal, vol. 21, n. 2, p. 193-210, 1978. DOI: https://doi.org/10.2307/255754

ELSERVIER. Scopus. Disponível em: <http://www.americalatina.elsevier.com/corporate/scopus.php>. Acesso em: 28 out. 2013.

FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. 200 p.

FAGERBERG, Jan. Innovation: a guide to the literature. In: Jan Fagerberg, David C. Mowery e Richard R. Nelson (Eds.). The Oxford Handbook of Innovation. Oxford: Oxford University Press, p. 1-27, 2005. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199286805.001.0001

FIGUEIREDO, Paulo N. Gestão da inovação: conceitos, métricas e experiências de empresasno Brasil. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. x, 312 p.

FREEMAN, Christopher. Innovation, changes of techno-economic paradigm and biological analogies in economics. Revue Économique, vol. 42, n. 2, p. 211-231, 1991. DOI: https://doi.org/10.2307/3502005

FULD, L. M. The New Competitor Intelligence: the complete resource for finding, analyzing, and using information about your competitors. New York: John Wiley & Sons, Inc. p. 23 - 27. 1994.

GARCIA, T. D. Seminário de Inteligência Competitiva: informação e conhecimento. México: Innestec. p. 21, 1997.

GANESH, U; MIREE; Cynthia, E; PRESCOTT, J. Competitive Intelligence Field Research: Moving the Field forward by setting a Research Agenda. Journal of Competitive Intelligence and Management. v. 1, n. 1, 2003.

IBGE, Indicadores da indústria. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/industria/pimpfbr/pim-pf-br_201309comentarios.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2013.

ISIDRO FILHO, Antonio; GUIMARÃES Tomás de Aquino. Conhecimento, Aprendizagem e Inovação em Organizações: Uma Proposta de Articulação Conceitual. Revista de Administração e Inovação. São Paulo, v. 7, n. 2, p. 127-149, abr./jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.5585/rai.v7i2.502

LOHMANN, Paola. A inovação do turismo no Brasil: os desafios na construção de sua

trajetória. Observatório de Inovação do Turismo - Revista Acadêmica. vol. VII, n. 2, Rio de Janeiro, Abr. 2012.

MARTINO, J. P. A review of selected recent advances in technological forecasting. Technological Forecasting and Social Change, n. 70, p. 719-733, 2003. DOI: https://doi.org/10.1016/S0040-1625(02)00375-X

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

NELSON, Richard R.; WINTER, Sidney G. Uma teoria evolucionária da mudança econômica. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, 2005.

PAVITT, Keith. Innovation process. In: Jan Fagerberg, David C. Mowery e Richard R. Nelson (Eds.). The Oxford Handbook of Innovation. Oxford: Oxford University Press, p. 86-114, 2005.

PORTER, M. E. 1980. Competitive strategy: techniques of analyzing industries and competitors. The Free Press: New York NY.

PORTER, A. L.; KONGTHON, A.; LU, J.C. Research Profiling: Improving the literature review. Scientometrics, v. 53, n. 3, p. 351-370, 2002. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1014873029258

RODRIGUES, M. P. Estudo das citações constantes das dissertações de mestrado em ciência da informação do IBICT/UFRJ. 1981. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1981.

SCHUMPETER, Joseph A. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

STEINER, Carol J. A philosophy for innovation: the role of unconventional individuals in innovation success. Journal of Product Innovation Management, vol. 12, p. 431-440, 1995. DOI: https://doi.org/10.1111/1540-5885.1250431

STREHL, L. O Fator de Impacto do ISI e a avaliação da produção científica: aspectos conceituais e metodológicos. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 1, p. 19-27, jan./abr. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652005000100003

TANEV, Stoyan; BAILETTI, Tony. Competitive intelligence information and innovation in small Canadian firms. European Journal of Marketing. vol. 42 n. 7/8, p. 786-803. 2008. DOI: https://doi.org/10.1108/03090560810877150

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

UCS - Universidade de Caxias do Sul. Biblioteca Virtual - Bases de Dados. Disponível em:

<http://www.ucs.br/site/biblioteca/bases-de-dados/biblioteca-bases-de-dados/ciencias-sociais-e-aplicadas/>. Acesso em: 06 out. 2013.

WOLFE, Richard A. Organizational innovation: review, critique and suggested research directions. Journal of Management Studies, v. 31, n. 3, p. 405-431, 1994. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.1994.tb00624.x

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Bookman, 2010.

Published

2017-06-16

How to Cite

Ganzer, P. P., Biegelmeyer, U. H., Oliveira, M., Camargo, M. E., & Olea, P. M. (2017). INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA INDÚSTRIA: UMA ABORDAGEM TEÓRICA. Journal of Sustainable Competitive Intelligence, 7(2), 46–81. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i2.215

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

> >>