Editorial Janeiro - Março
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i1.235Keywords:
EditorialAbstract
O número 1, volume 7 de 2017 da Revista Inteligência Competitiva conta com seis artigos, um estudo de caso e três relatos técnicos.
Página 1-43 – Artigo:
Título: COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DO MODELO TRIDIMENSIONAL EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO NA CAPITAL GAÚCHA
AUTORES: Sheila Cristina Tavares de Oliveira Bassani, Flávia Camargo Bernardi, Mikael Dalberto, Maria Emilia Camargo e Uiliam Hahn Biegelmeyer
Resumo: Diante da competitividade existente no mercado e das dificuldades relacionadas à gestão de pessoas, a análise do comprometimento organizacional tem se tornado relevante para as organizações que almejam crescimento sustentável. O comprometimento no ambiente do cooperativismo é particular, haja vista a dupla natureza das cooperativas, sendo estas, ao mesmo tempo, entidade social e empresa inserida no mercado, necessitando de colaboradores na gestão qualificados e que ao mesmo tempo ponderem quanto aos princípios da filosofia cooperativista da instituição. Desta forma, o sentimento de compromisso para com o desempenho da cooperativa pode ser direcionado a partir de estratégias de gestão de pessoas adequadas, desde que estas contemplem o conhecimento acerca das variáveis que mais contribuem para a geração deste sentimento em seus colaboradores. A partir disso, o estudo pretende identificar a dimensão de comprometimento predominante nos colaboradores da região de Porto Alegre em uma cooperativa de crédito, com base no modelo tridimensional proposto por Meyer e Allen (1991), buscando conhecer as variáveis que podem influenciá-lo, apresenta ainda sugestões de melhoria a partir destes resultados. Para tanto, o estudo teve como metodologia a pesquisa descritiva, por meio do estudo de caso, com abordagem quantitativa, utilizando-se um instrumento já validado cientificamente, junto a um grupo de 115 colaboradores ativos da cooperativa. Os resultados apontam a existência do alto grau do componente afetivo, destacando-se ainda, as variáveis interesse pela empresa e orgulho de pertencer.
Página 44-71 – Artigo:
Título: QUALIDADE SOBRE RODAS”: O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES SOBRE OS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO EM FOOD TRUCKS
Autores: Pyetro Pergentino de Farias, Joelma Ferreira da Silva e Jammilly Mikaela Fagundes Brandão
Resumo: Os food trucks, modelo de negócio de origem norte-americana fundamentado na comercialização de alimentos em veículos, de forma itinerante, vem se difundindo de forma inovadora pelas capitais brasileiras. O presente artigo teve como objetivo analisar a percepção de consumidores sobre a qualidade dos serviços de alimentação em food trucks. Para isto, realizou-se uma pesquisa quantitativa fazendo uso do método survey, com a aplicação de um questionário on-line, obtendo um total de 108 respondentes. Dentre as principais constatações do estudo, observou-se que a principal motivação que os consumidores possuem para ir ao food truck consiste em poder saborear alimentos criativos com praticidade e comodidade. Além disso, a maioria dos respondentes apresentou uma elevada satisfação no que se refere aos nove indicadores de qualidade alimentar, estabelecidos por Marimoto e Paladini (2009).
.
Página 72-90 - Artigo:
Título: MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS DE ATLETAS DE FUTEBOL E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO: CORRELAÇÃO ENTRE OS VALORES DO TRANSFERMARKT E DO JOGO ELETRÔNICO FOOTBALL MANAGER
Autores: Eric Matheus Rocha Lima, Ivan Wallan Tertuliano, André Luis Aroni, Afonso Antonio Machado e Carlos Norberto Fischer
Resumo: O objetivo deste estudo foi comparar a avaliação financeira de atletas atuantes no continente europeu por meio do website Transfermarkt® (TM) e do jogo Football Manager® (FM), verificando a confiabilidade de tais colaborações para os clubes reais. A amostra utilizada foi composta por 52 atletas, presentes em ambas as plataformas. Eles foram separados em dois grupos de 26 atletas, com o primeiro composto por jogadores profissionais de 18 a 20 anos (G1), e o segundo contando com atletas de 21 a 23 anos (G2). As informações coletadas foram tratadas por meio do cálculo da média (M) e do desvio padrão (DP) dos valores de comercialização dos atletas no início da temporada 2015/2016, sendo apresentados como valores percentuais. Para fins de análise intragrupo, o grupo G1 apresentou uma diferença de 1,2%, apontando um maior valor de mercado dos jogadores do FM. Na análise do G2 o valor encontrado foi de 10,9%, ou seja, o FM apresentou maior valor de mercado para os jogadores desse grupo em comparação ao TM. Por fim, o jogo eletrônico FM e o website TM apresentaram-se como efetivas ferramentas para os clubes de futebol, permitindo um fácil acesso à relevantes informações acerca do mercado.
Página 91-128 - Artigo:
Título: FUSÃO ENTRE ALL – AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA E RUMO LOGÍSTICA OPERADOR A MULTIMODAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS.
Autores: Anderson Aquiles Viana Leite, Cristiane Teresinha Agnolin e Carlos Eduardo Carvalho
Resumo: Este artigo buscou analisar a negociação no setor logístico brasileiro entre a ALL – América Latina Logística e a empresa Rumo Logística, uma subsidiária da Cosan S.A. Foi desenvolvida uma descrição do processo de fusão, a verificação dos benefícios e impactos negativos da transação e a relação dos dados com a visão baseada em recursos. O estudo consiste em uma pesquisa cuja abordagem é exploratória. A pesquisa se classifica quanto ao enfoque como qualitativa. Com relação aos procedimentos, consiste em um estudo de caso. Foi possível constatar que as empresas envolvidas com o processo de fusão dispunham de recursos atraentes que se tornam complementares as operações das duas companhias, sendo de interesse a aquisição dos recursos da ALL – América Latina Logística por parte do grupo Cosan S.A, por meio de sua subsidiária Rumo Logística Operadora Multimodal. Também ilustra que a operação de fusão iniciou com o tratamento de divergências contratuais de transportes que foram amplamente debatidas e analisadas por ambas as empresas, mostrando a complexidade do tema. Evidenciou que os impactos gerados com a fusão foram benéficos para ambas às empresas. Conclui-se que processos de fusão e incorporação desta natureza permitem o alcance de vantagens competitivas pelo acesso a recursos.
Página 129-153 - Artigo:
Título: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO NA BASE SPELL
Autores: Mayara Pires Zanotto, Juliano Uecker de Lima, Diego Luís Bertollo, Adrieli Pereira Radaeli, Fabiano Larentis e Eric Henry Charles Dorion
Resumo: Aprendizagem organizacional é vista como baseada em rotina, dependente de histórias e orientada para um resultado. Organizações são vistas como aprendizado por meio de inferências que codificam da história para rotinas que guiam o comportamento. Diante desta perspectiva, este estudo procurou mapear a produção cientifica brasileira sobre aprendizagem organizacional na base de dados Spell, publicados a partir do ano de 2000. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, com finalidade exploratório-descritiva. Adotou-se como procedimento técnico pesquisa documental e levantamento operacionalizado através de análise bibliométrica. Dos 93 artigos analisados, 91 deles trabalham com a perspectiva da Aprendizagem Organizacional, enquanto 2 artigos posicionam-se na corrente da Desaprendizagem Organizacional. Existe uma ascensão de publicação a partir de 2011, predominância de publicações com dois autores e em revistas de Qualis elevado.
.
Página 154-182 - Artigo:
Título: PERSPECTIVAS TEÓRICAS DO MAINSTREAM DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA: UMA META-SÍNTESE
Autores: Jonathan Simões Freitas, Júlia Araújo Tiso Mudrik, Paulo Vítor Guerra, Lin Chih Cheng e Carlos Alberto Gonçalves
Resumo: Na última década, vários artigos foram publicados visando revisar o desenvolvimento da pesquisa em administração estratégica (AE). Nesses trabalhos, a investigação dos fatores explicativos da heterogeneidade de desempenho entre firmas é identificada como a motivação distintiva dessa disciplina acadêmica. Nesse sentido, a vertente denominada “estratégia-como-conteúdo” é identificada como o mainstream, enfatizando aspectos substantivos (i.e. tipos de estruturas e estratégias) para a explicação das diferenças de desempenho organizacional. Nesse contexto, há uma notável convergência desses artigos no que se refere à descrição da evolução teórica dessa corrente de pesquisa. Contudo, nenhum desses trabalhos, isoladamente, fornece esse quadro geral a eles subjacente. Sintetizar essa visão por eles compartilhada acerca do desenvolvimento teórico do mainstream de AE, refletindo sobre as principais mudanças ocorridas, é, portanto, o objetivo deste artigo. Nesse sentido, uma estrutura sintética embasada nas revisões de literatura da pesquisa em AE é proposta, caracterizando-se as principais perspectivas teóricas da vertente de estratégia-como-conteúdo e fundamentando-se análises acerca da evolução que esta sofreu nas últimas décadas. Obras escritas mais importantes, principais fatores explicativos apontados para as diferenças de desempenho entre as firmas, bem como contribuições teóricas mais relevantes são identificadas para cada perspectiva; padrões no desenvolvimento teórico dessa corrente são também discutidos e tendências promissoras, salientadas. Espera-se, portanto, que este trabalho contribua tanto para a prática administrativa de estrategistas, fornecendo um framework sintético dos principais fatores que podem influenciar o desempenho de suas organizações, quanto para a orientação de novos pesquisadores na área, auxiliando-os a melhor delinearem os posicionamentos teóricos que adotarão.
Página 183-214 – ECA:
Título: EM BUSCA DA INOVAÇÃO: OLHANDO PARA FORA DA EMPRESA
Autores: Celso dos Santos Malachias e Luiz Carlos Di Serio
Resumo: Em mercados dinâmicos e altamente competitivos, tais como Tecnologia da Informação, a inovação é imperativo para a competitividade nos negócios. Esta pesquisa contribui com estudos sobre inovação no setor de serviços, tradicionalmente conhecido por ser menos inovador que o setor de manufatura. Através dos construtos Capacidade Absortiva e Visão Periférica, este estudo objetiva explorar a relação entre as capacidades inovativas e os resultados da inovação, moderado pela percepção da liderança das empresas sobre o ambiente competitivo. Utilizando uma metodologia de múltiplos estudos de caso, este artigo examina o processo de aquisição de informação do mercado em três empresas de pequeno e médio porte de serviços de negócios intensivos em conhecimento (sigla em inglês: KIBS). O estudo encontra evidências que a Capacidade Absortiva e Visão Periférica funcionaram fatores condicionantes para mais resultados inovadores. Ainda, ele apresenta indícios que a percepção da liderança sobre a concorrência no ambiente de negócios afeta a geração diferenciada de inovações como resultados.
Página 215-231 – Relato Técnico Científico:
Título: BALANCEAMENTO DA REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA DA FORÇA DE VENDAS COMO VANTAGEM COMPETITIVA
Autores: Viviana Beatriz Huespe Aquino Vieira e Claudio Antonio Rojo
Resumo: Uma preocupação das empresas varejistas é o constante aprimoramento na forma de remuneração de seus colaboradores, tendo em vista que a satisfação da equipe tende a trazer bons resultados tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Neste relato é apresentado a problemática de uma pequena empresa do setor de calçados, a qual enfrenta dificuldades para gerenciar a sua equipe de vendedores. Na intervenção realizada, caracterizada como uma pesquisa-ação, sugere-se a adoção de um sistema de remuneração de estratégica, resultante da combinação de benefícios financeiros e não-financeiros, com o objetivo de manter a equipe motivada, possibilitando a retenção de bons profissionais, que agreguem valor e se dediquem ao alcance dos objetivos da empresa.
Página 232-261 - Relato Técnico Científico
Título: NOTAS CRÍTICAS ACERCA DAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS COMPETITIVAS E MARKETING
Autores: Guilherme de Farias Shiraishi e Luciano Augusto Toledo
Resumo: O presente artigo propõe-se a analisar e estudar o planejamento de marketing no contexto de estrutura organizacionais. O trabalho foi estruturado sob a modalidade de ensaio, e compõe-se de uma revisão do referencial teórico, mediante uma análise conceitual crítica de alguns aspectos pertinentes ao tema. Foram tratadas questões em torno da diferença entre os diversos níveis estratégicos, como a formulação de estratégias corporativas, competitivas e funcionais, além de situar as atividades de planejamento de marketing dentro da hierarquização estrutural das empresas. Por fim, é realizada uma reflexão e levantamento de questões adjacentes ao planejamento de marketing, estratégias e estruturas organizacionais.
Página 262-273 - Relato Técnico Científico
Título: EMPREENDEDORISMO DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE O USO DA TECNOLOGIA COMO ALAVANCAGEM DE NEGÓCIOS EM UMA STARTUP EDUCACIONAL
Autores: Alexandre Albuquerque Domingues e Kathryn Floyd-Wheeler
Resumo: Este relato versa sobre como a tecnologia da informação (TI) influência no aumento da qualidade da atividade empreendedora. Devido à nova realidade brasileira que se apresenta em um universo complexo e multifacetado, acaba exigindo grande flexibilidade do empreendedor para se conectar com o cliente através de aplicativos e dispositivos móveis que passam a ser acessíveis à sociedade brasileira, garantindo flexibilidade e novas relações de negócios em atividades tradicionais como a educação ou outras atividades do terceiro setor. Neste sentido o estudo objetiva explicar como a política de tecnologia da informação auxilia na melhoria dos serviços em uma organização educacional. Com base em pesquisa quantitativa como método um “Startup” foi utilizado como objeto de estudo e validou o aumento da produção dos serviços educacionais através da publicação de aplicativos propostos na ESPEDUC, desta forma a meta de divulgação para oferta e demanda de público foi atingida através de uma política de geração de produtos e acessos móveis digitais a futuros e atuais clientes.
Boa leitura!
Prof. Dr. Alfredo Passos
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
1. Authors who publish in this journal agree to the following terms: the author(s) authorize(s) the publication of the text in the journal;
2. The author(s) ensure(s) that the contribution is original and unpublished and that it is not in the process of evaluation by another journal;
3. The journal is not responsible for the views, ideas and concepts presented in articles, and these are the sole responsibility of the author(s);
4. The publishers reserve the right to make textual adjustments and adapt texts to meet with publication standards.
5. Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Atribuição NãoComercial 4.0 internacional, which allows the work to be shared with recognized authorship and initial publication in this journal.
6. Authors are allowed to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
7. Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on a personal web page) at any point before or during the editorial process, as this can generate positive effects, as well as increase the impact and citations of the published work (see the effect of Free Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
• 8. Authors are able to use ORCID is a system of identification for authors. An ORCID identifier is unique to an individual and acts as a persistent digital identifier to ensure that authors (particularly those with relatively common names) can be distinguished and their work properly attributed.