Julho a Setembro

Authors

  • Carlos Francisco Bitencourt Jorge Faculdade Católica Paulista, Marília, SP, FACAP.
  • Alfredo Passos Faculdade Oswaldo Cruz e CEO Atelier Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i3.272

Abstract

Este número especial da Revista Inteligência Competitiva apresenta diferentes abordagens sobre Estratégia e suas interfaces com Gestão de Pessoas, Marketing, Liderança e Inteligência Competitiva. Este número é constituído por 5 textos de discentes e seus respectivos coautores (orientadores) das Pós-Graduações (Lato-Sensu) da Faculdade Católica Paulista, especificamente os cursos de Administração Estratégica de Marketing e Gestão Estratégica de Pessoas. Além dos discentes e seus coautores foi convidado um dos docentes da pós-graduação para compor este número.

Conceitos e definições sobre estratégia e suas relações são apresentados em diferentes textos, de maneira a propiciar uma visão geral sobre o estado da arte desta temática. As concepções, percepções e visões dos especialistas bem como aplicam a estratégia em múltiplos contextos são resultantes das diferentes disciplinas em que os discentes participaram na pós-graduação e por fim, com orientações de docentes das pós-graduações construíram os textos de conclusão dos cursos. 

A estratégia voltada para gestão de pessoas foi abordada em dois textos, o primeiro abordando a temática em equipes de alta performance, enquanto que no segundo texto, abordou a liderança enquanto processo, bem como o mesmo atua de maneira estratégica na construção de vantagem competitiva e novos conhecimentos. 

O uso da informação e do processo de inteligência competitiva enquanto componente estratégico foi abordado em 3 textos. Sendo assim, um desses textos abordou o uso dos games como ferramentas de busca e monitoramento informacional, realizando uma análise sobre o Pokémon Go a fim de identificar como o game atua estrategicamente na prospecção e busca de inteligência.

A estratégia no agronegócio foi abordada nos outros dois textos construídos por discentes e seus coautores (orientadores). As temáticas foram abordadas possuindo como enfoque dois diferentes componentes, sendo um dos artigos abordando a informação enquanto insumo estratégico para o agronegócio, enquanto que o outro artigo o processo de inteligência competitiva como estratégia de Marketing no agronegócio.

Por fim, encontra-se o artigo do docente convidado que contribuiu para essa edição da revista. O trabalho abordou nos comportamentos de consumo e o lado oculto do consumidor, realizando assim uma investigação do estado da arte da pesquisa acadêmica brasileira.

Boa Leitura.

Prof. Dr. Carlos F. Bitencourt Jorge e Prof. Dr. Alfredo Passos

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Faculdade Católica Paulista, Marília, SP, FACAP.

Bacharel em Administração pela FESR/SP, Especialista em Administração de Marketing e Propaganda pela UEL/PR, Mestre e Doutorando em Ciência da Informação pela Unesp/SP , atua como coordenador e docente nos cursos de Graduação e pós-graduação de Gestão e Negócios da Faculdade Católica Paulista, Marília, SP, FACAP.

Alfredo Passos, Faculdade Oswaldo Cruz e CEO Atelier Brasil.

 Doutor em Administração, Mestre em Comunicação e Mercado, Pós-Graduado em Marketing, Bacharel em Comunicação Social. Primeiro Profissional da América Latina a receber o SCIP Catalyst Award da Strategic and Competitive Intelligence Professionals - SCIP, USA, pela contribuição a área de Inteligência Competitiva no Brasil. Professor Universitário (Administração, Marketing, Inteligência Competitiva). SCIP Member. Autor de 7 livros; Articulista de Jornais, Revistas e Portais na Internet, além de Pesquisador de assuntos ligados a Inteligência Competitiva, Marketing (Mercado), Estratégia (Competitividade, Inovação). É autor dos seguintes livros: "TESARAC - O Livro da Inteligência Competitiva", "Inteligência Competitiva Tecnológica, Novas Edições Acadêmicas, 2015 (Alemanha)", "Homem no Fogão e Mulher na Gestão. São Paulo : LCTE Editora, 2010. Ainda, "Inteligência Competitiva para pequenas e médias empresas", publicado em 2007; E a Concorrência...não levou! - Inteligência Competitiva para gerar novos negócios empresariais , publicado em 2006 e Inteligência Competitiva - Como fazer IC acontecer na sua empresa , publicado em 2005. Estes livros foram publicados pela LCTE Editora e Carreira e Marketing Pessoal: da teoria à prática. São Paulo:Negócio Editora, 1999. Mestre em Comunicação e Mercado, Bacharel em Comunicação Social pela Fundação Casper Líbero. Pós-graduado em Marketing pela ESPM São Paulo. Entre os seus cursos de especialização estão: Curso de Administração de Empresas (FGV - S. Paulo) e o Curso de Extensão em Marketing (FEA/USP). Certificado em Diagnóstico Empresarial pela AOTS - THE ASSOCIATION FOR OVERSEAS TECHNICAL SCHOLARSHIP, Japão. Foi Professor da Graduação (Projeto de Graduação ESPM) e dos Cursos de Férias da ESPM (Marketing Para Quem Não É Do Marketing e Inteligência Competitiva). Conferencista convidado do Ciclo de Palestras Paralelas da ExpoManagement em 2014, 2012, 2011, 2009, 2008, 2007 e 2006 (HSM) para realizar apresentações sobre Inteligência Competitiva. Conferencista, palestrante e mediador convidado para eventos diversos sobre Inteligência Competitiva, em organizações como: ECA-FEA/USP, ESPM, entre outras. Coordenador do Ciclo ESPM de palestras sobre Inteligência Competitiva. Editor Chefe da Revista Inteligência Competitiva. Membro das seguintes associações internacionais: Strategic and Competitive Intelligence Professionals - SCIP e International Association for Intelligence Education - IAFIE. Membro da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva - ABRAIC. Board Member - Journal of Intelligence Studies in Business Atuou como Professor Orientador do Trabalho de Conclusão/FGV Management e Professor da FACE - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É Conselheiro da Rede Prestige Açores. Professor da Faculdade Oswaldo Cruz e CEO Atelier Brasil.

Published

2017-10-08

How to Cite

Jorge, C. F. B., & Passos, A. (2017). Julho a Setembro. Journal of Sustainable Competitive Intelligence, 7(3). https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i3.272

Issue

Section

Editorial

Most read articles by the same author(s)

> >>