A INTELIGÊNCIA COMPETITIVA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE PESSOAS: AÇÕES CONCRETAS FAZEM ACONTECER
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v10i1.347Keywords:
Inteligência Competitiva, Gestão de Pessoas, Competências de GestãoAbstract
Este artigo trata da Inteligência Competitiva (IC) como ferramenta de Gestão de Pessoas pela semelhança de competências e habilidades desejáveis em ambas as disciplinas. A partir de uma seletiva revisão da literatura, verificamos que IC tem participação nos mais variados processos cujo intuito está em coletar, selecionar, analisar e disseminar a informação de interesse comum ao grupo de trabalho, com transparência; a gestão que cultiva o desejo de informar, sabendo que a comunicação interna e externa, quando espontânea, franca e rápida resultam num clima de confiança interna e externamente quanto nas relações. Aqui, inteligência competitiva é ferramenta de gestão e poderá ser vista como um “novo” paradigma na relação entre o gestor e sua equipe. Ao adotá-la o gestor passa a ver seus colaboradores não apenas pelo cargo-função que ocupam, mas principalmente, pelas competências que exibem, com grandes possibilidades motivadoras e inovadoras tanto para o colaborador como para a Organização.
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