FRAMEWORK COMO MODELO DE GESTÃO PARA O MAPEAMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: REFERENCIAIS PARA O FOMENTO DA VANTAGEM COMPETITIVA

Authors

  • Camila Araújo Dos Santos Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i4.353

Keywords:

Competência em informação, Organizações, Inovação, Vantagem competitiva, Framework

Abstract

O cenário global cada vez mais competitivo demanda novas necessidades e atitudes. Fatores como resolução de problemas e tomada de decisões assertivas, prospecção e monitoramento de mercado e concorrência e vantagem competitiva são diferenciais contemporâneos para a perenidade de uma organização e que necessitam e geram fluxos de informação que permeiam todos os ambientes organizacionais. Para que esses fatores obtenham êxito, é necessário que os sujeitos informacionais tenham competência em informação. Mediante pesquisa bibliográfica, foi desenvolvido um framework como modelo de gestão para o mapeamento e desenvolvimento da competência em informação que congregou três níveis organizacionais: institucional, estratégico e tático e operacional. O framework apresentado é um modelo de gestão que oferece referenciais teórico-práticos que inter-relaciona pessoas, ambientes organizacionais e informacionais e seus correspondentes fluxos de informação, cenários, competências e estratégias de ação para a competência em informação ser mapeada e desenvolvida de maneira macro e transversal em organizações. O framework valoriza a competência em informação e o talento humano como fatores críticos de sucesso em uma organização.

          

Downloads

Download data is not yet available.

References

Association of College and Research Libraries (2016). Framework for information literacy for higher education. Chicago: ACRL. Retrieved from http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/issues/infolit/Framework_ILHE.pdf

Association of College and Research Libraries (2000). Information literacy competency for higher education. Chicago: ACRL. Retrieved from https://crln.acrl.org/index.php/crlnews/article/view/19242/22395

Abell, Angela et al. (2004). Alfabetización en información: la definición de CILIP (UK). Boletín de Asociación Andaluza de Bibliotecarios, (77), 79-84. Retrieved from https://www.redalyc.org/pdf/353/35307705.pdf

Belluzzo, Regina Célia Baptista, & Reis, Daniela Pereira dos. (2017). Novas condutas de gestão de pessoas, aprendizagem organizacional sob o enfoque da competência em informação: uma experiência didática. In Belluzo, Regina Célia Baptista, & Reis, Daniela Pereira dos. Conhecimento, pessoas e aprendizagem organizacional sob a ótica da competência em informação: uma nova lógica de gestão (pp. 11-37). Bauru: MMH Informação. Retrieved from http://labirintodosaber.com.br/wp-content/uploads/2017/12/ebook_belluzzo_20171.pdf

Belluzzo, Regina Célia Baptista (2007). Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação (2a ed.). Bauru: Cá Entre Nós.

Belluzo, Regina Célia Baptista, & Kerbauy, Maria Teresa Miceli (2004). Em busca de parâmetros de avaliação da formação contínua de professores do ensino fundamental para o desenvolvimento da information literacy. ETD – Educação Temática Digital, 5(2), 129-139. Retrieved https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/766/781 DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v5i2.766

Bitencourt, Claudia Cristina (2001). A gestão de competências gerenciais: a contribuição da aprendizagem organizacional. 319f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Retrieved from https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/1793/000308546.pdf

Bruce, Christine Susan (2008). Informed learning. Chicago: ALA/ACRL. Retrieved from https://www.aab.es/publicaciones/bolet%C3%ADn-aab/bolet%C3%ADn-105/

Bruce, Christine Susan (2003). Las siete caras de la alfabetización en información en la enseñanza superior. Anales de Documentación, (6), 289-294. Retrieved from http://revistas.um.es/analesdoc/article/view/3761/3661

Bundy, Alan (2003). El marco para la alfabetizacion informacional en Australia y Nueva Zelanda: principios, normas y práctica. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, (73), 109-120. Retrieved from http://eprints.rclis.org/5912/1/73a4.pdf

Castells, Manuel (2003). A sociedade em rede (7a ed.). São Paulo: Paz e Terra.

Catts, Ralph, & Lau, Jesus (2008). Towards information literacy indicators. Paris: UNESCO. Retrieved from https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000158723

Coutinho, Clara, & Lisbôa, Eliana (2011). Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, 18(1), 5-22. Retrieved from http://revista.educ.ie.ulisboa.pt/arquivo/vol_XVIII_1/artigo1.pdf

Davenport, Thomas H., & Prusak, Laurence (1998). Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura.

Dias, Maria Matilde Kronka, & Belluzzo, Regina Célia Baptista (2003). Gestão da informação em ciência e tecnologia sob a ótica do cliente. Bauru: Edusc.

Dudziak, Elisabeth Adriana (2003). Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, 32(1), 23-35. Retrieved from http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n1/15970.pdf DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000100003

Dudziak, Elisabeth Adriana (2001). A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 187f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação) – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo. Retrieved from https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/publico/Dudziak2.pdf

Eisenberg, Michael B., & Berkowitz, Robert E. (2003). Information problem-solving: the big six skills approach. Retrieved from https://www.researchgate.net/publication/234713449_Information_Problem-Solving_The_Big_Six_Skills_Approach

Garcia, Regis, & Fadel, Bárbara (2010). Cultura organizacional e as interferências nos fluxos informacionais (IFI). In Valentim, Marta Lígia Pomim (Org.). Gestão, mediação e uso da informação (pp. 211-233). São Paulo: Cultura Acadêmica. Retrieved from https://static.scielo.org/scielobooks/j4gkh/pdf/valentim-9788579831171.pdf

Gil, Antonio Carlos (2012). Métodos e técnicas de pesquisa social (6a ed.). São Paulo: Atlas.

Marconi, Marina de Andrade, & Lakatos, Eva Maria (2010). Fundamentos de metodologia científica (7a ed.). São Paulo: Atlas.

Pellicer, Esther Gispert (1997). La moda tecnológica en la educación: los peligros de un espejismo. Revista de Medios y Educación, (9). 97. Retrieved from https://idus.us.es/xmlui/bitstream/handle/11441/45460/file_1.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Pozo, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. 2007. Retrieved from http://www.udemo.org.br/A%20sociedade.pdf

Robbins, Stephen P., Decenzo, David A., & Wolter, Robert M. (2014). A nova administração. São Paulo: Saraiva.

Santos, Beatriz Rosa Pinheiro dos., Santos, Camila Araújo dos., & Damian, Ieda Pelógia Martins (2018). A gestão do conhecimento e sua relação com a competência em informação: proposta de transversalidade como subsídios inovadores para as organizações contemporâneas. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, 8, 183-199. Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/42088 DOI: https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8nep183

Santos, Camila Araújo dos (2017). Competência em Informação na formação básica dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. 286f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Marília. Retrieved from https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/santos_ca_do.pdf

Santos, Cassia Dias, & Valentim, Marta Lígia Pomim (2014). As interconexões entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento para o gerenciamento dos fluxos informacionais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 4(2), 19-33. https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/17897/12245

Santos, Vanessa Cristina Bissoli dos (2014). Competência em informação na construção da inteligência competitiva nas organizações: o caso da empresa Mizumo (Pompéia/SP). 177f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Marília. Retrieved from https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/santos_vcbd_me_mar.pdf

Uribe Tirado, Alejandro (2009). Interrelaciones entre veinte definiciones-descripciones del concepto de alfabetización en información: propuesta de macro-definición. ACIMED, 20(4), 1-22. Retrieved from http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1024-94352009001000001

Valentim, Marta Lígia Pomim (2010). Ambientes e fluxos de informação. In Valentim, Marta Lígia Pomim. Ambientes e fluxos de informação (pp. 13-22). São Paulo: Cultura Acadêmica.

Valentim, Marta Lígia Pomim, & Souza, Juliete Susann Ferreira de (2013). Fluxos de informação que subsidiam o processo de inteligência competitiva. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 18(38), 87-106. Retrieved from https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n38p87/25958 DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n38p87

Varela, Aida Varela (2006). A explosão informacional e a mediação na construção do conhecimento. In Miranda, Antônio, & Simeão, Elmira (Orgs.). Alfabetização digital e acesso ao conhecimento (pp. 15-32). Brasília: Universidade de Brasília.

Published

2020-02-26

How to Cite

Santos, C. A. D. (2020). FRAMEWORK COMO MODELO DE GESTÃO PARA O MAPEAMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: REFERENCIAIS PARA O FOMENTO DA VANTAGEM COMPETITIVA. Journal of Sustainable Competitive Intelligence, 9(4), 46–65. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i4.353

Issue

Section

Articles