Primeiro editorial de 2014
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v4i1.89Abstract
É com prazer que lhes apresento o número 1 do volume 4 de 2014. Nesta edição foram o primeiro artigo a ser aprovado foi o dos autores Lucas Silvestre de Carvalho, Fabio Antonialli, Rodrigo Marçal Gandia e Tonny Kerley de Alencar Rodrigues com o título Licação da estratégia do oceano azul em uma empresa de tecnologia da informação no agronegócio: o caso tbit onde aborda um estudo de caso realizado em uma empresa do setor de tecnologia da informação voltada para soluções no agronegócio que aplicou-se a estratégia do oceano azul nos processos de marketing e comercialização dos produtos da empresa. A metodologia se caracterizou como um estudo de caso realizado a partir de uma pesquisa descritiva, aonde entrevistas individuais com os gestores da empresa e análise documental foram utilizados como coleta de dados. Nosso segundo artigo vem com o título Big data: o novo desafio para gestão da autora Priscila Nesello e Ana Cristina Fachinelli – elas estudam o fenômeno definido como big data. Este fenômeno se refere a terceira época da era da informação e difere das outras épocas pois atualmente a análise pode ser realizada com dados em sua forma original, não estruturada, aumentando os níveis de previsibilidade de diferentes eventos. Nesta edição temos a publicação inédita de um relato de pesquisa totalmente em inglês do autor Francisco Carlos Paletta intitulada Competitive intelligence - challenges and trends in Brazil que vem delineando a evolução da prática da inteligência no Brasil e por fim o autor Renato de Almeida Vieira e Silva vem trazer um estudo sobre o tíitulo Natura na França - uma abordagem mercadológica e intercultural, esse estudo tem por objetivo analisar o processo de expansão da Natura em mercados internacionais, especialmente na França, e mostrar as etapas, as oportunidades e os desafios mercadológicos, culturais, empresariais e estratégicos para a marca e seus produtos, em região de alta maturidade de consumo, grande tradição e sede de referências mundiais de sucesso na área de cosméticos e cuidados pessoais. O autor Francisco Jaime Quesado colabora com sua opinião sobre IC apresentou uma excelente visão sobre o papel que a “inteligência colectiva” tem nas organizações do futuro.
Agradeço e parabenizo aos autores que gentilmente se dispuseram a publicar seu material de estudo nesta revista e que sempre estão disposto a estudarem e a irem a fundo nesta disciplina.
Boa leitura para todos.
Editor Chefe
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
1. Authors who publish in this journal agree to the following terms: the author(s) authorize(s) the publication of the text in the journal;
2. The author(s) ensure(s) that the contribution is original and unpublished and that it is not in the process of evaluation by another journal;
3. The journal is not responsible for the views, ideas and concepts presented in articles, and these are the sole responsibility of the author(s);
4. The publishers reserve the right to make textual adjustments and adapt texts to meet with publication standards.
5. Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Atribuição NãoComercial 4.0 internacional, which allows the work to be shared with recognized authorship and initial publication in this journal.
6. Authors are allowed to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
7. Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on a personal web page) at any point before or during the editorial process, as this can generate positive effects, as well as increase the impact and citations of the published work (see the effect of Free Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
• 8. Authors are able to use ORCID is a system of identification for authors. An ORCID identifier is unique to an individual and acts as a persistent digital identifier to ensure that authors (particularly those with relatively common names) can be distinguished and their work properly attributed.