Estratégia de manufatura inteligente nos contextos da inteligência competitiva e da visão baseada em recursos
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v4i2.90Keywords:
Inteligência competitiva. Visão baseada em recursos. Estratégia de manufatura.Abstract
No presente artigo, verificam-se as relações existentes entre duas importantes capacidades para as organizações na atualidade: Inteligência Competitiva (IC) e Operações de Manufatura (OM). Fundamentais para o sucesso estratégico de uma unidade de negócios em sua indústria, especialmente nesses tempos de acirrada e dinâmica competição, torna-se cada vez mais importante que essas capacidades atuem de maneira integrada na tentativa de maior eficácia das estratégias competitivas implementadas para a conquista de vantagens competitivas. Nesse contexto, busca-se capacitar os estrategistas na antecipação e neutralização das ameaças, na descoberta e exploração de novas oportunidades de negócios, além do acompanhamento sistemático e contínuo das tendências no ambiente de negócios que possam afetar o desempenho organizacional, em especial, as tendências relacionadas com as necessidades e os desejos dos consumidores, além dos movimentos estratégicos realizados ou intencionados pelos concorrentes. Para a análise de tais relações, inicialmente, aborda-se o tema da estratégia de negócios no contexto da Visão Baseada em Recursos, em seguida, descreve-se a função de Inteligência Competitiva (IC) e destaca a sua importância para a estratégia de manufatura por meio de um framework teórico. Os resultados revelaram que informações privilegiadas fornecidas pelos profissionais de inteligência sobre os mercados competitivos e consumidores podem orientar e potencializar as decisões tomadas no contexto da manufatura e, consequentemente, a conquista de vantagens competitivas sustentáveis por meio de estratégias competitivas baseadas na racionalização dos custos de produção e na diferenciação eficaz de produtos e serviços disponibilizados pelas organizações aos seus consumidores mais rapidamente do que os seus concorrentes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
1. Authors who publish in this journal agree to the following terms: the author(s) authorize(s) the publication of the text in the journal;
2. The author(s) ensure(s) that the contribution is original and unpublished and that it is not in the process of evaluation by another journal;
3. The journal is not responsible for the views, ideas and concepts presented in articles, and these are the sole responsibility of the author(s);
4. The publishers reserve the right to make textual adjustments and adapt texts to meet with publication standards.
5. Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Atribuição NãoComercial 4.0 internacional, which allows the work to be shared with recognized authorship and initial publication in this journal.
6. Authors are allowed to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
7. Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on a personal web page) at any point before or during the editorial process, as this can generate positive effects, as well as increase the impact and citations of the published work (see the effect of Free Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
• 8. Authors are able to use ORCID is a system of identification for authors. An ORCID identifier is unique to an individual and acts as a persistent digital identifier to ensure that authors (particularly those with relatively common names) can be distinguished and their work properly attributed.