Resumo
O planejamento estratégico em uma organização consiste em um processo de análise da empresa sob diversos ângulos, em um direcionamento de rumos e monitoramento das ações. Nesse sentido, se bem utilizado pela empresa, ele é capaz de fornecer uma série de benefícios, contribuindo para um maior alcance dos resultados pretendidos. O planejamento estratégico dispõe de ferramentas de suporte à gestão estratégica, exemplos dessas são o Canvas e a análise SWOT. Diante disso, o presente estudo objetiva a implantação de tais ferramentas em uma empresa de pequeno porte do ramo de consultoria empresarial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva com abordagem metodológica qualitativa, optando-se pelo estudo de caso. A partir de uma revisão bibliográfica, de pesquisa documental, de entrevista semiestruturada com os proprietários e de observação participante, foi possível a implantação das ferramentas, permitindo colocar à disposição dos gestores o modelo de negócio da empresa e também uma análise do cenário externo e interno à organização, que irão auxiliar na identificação de possíveis melhorias e na entrega de melhores propostas de valor aos seus clientes, bem como na definição de futuras estratégias de atuação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Revista Inteligência Competitiva
Downloads
Não há dados estatísticos.