INTELIGÊNCIA COMPARTILHADA: UMA ANÁLISE ENTRE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v5i1.112Keywords:
Inteligência competitiva, Comunicação, Cultura organizacional, Compartilhamento de informaçõesAbstract
Este estudo tem por objetivo identificar e examinar como a área de inteligência competitiva pode auxiliar nas múltiplas áreas estratégicas da empresa, utilizando a comunicação para compartilhar conhecimento. O artigo está estruturado em três partes, sendo a primeira uma introdução sobre o tema escolhido contextualizando o leitor ao objeto de estudo e sua justificativa. A segunda parte é dedicada a revisão do referencial teórico disponível, levando em consideração literaturas relevantes ao tema, com foco específico em sistematizar o conhecimento científico disponível sobre o conceito de inteligência competitiva e sobre comunicação, abordando rapidamente o conceito de cultura organizacional. Na terceira parte são pontuadas as considerações finais, onde conclui-se que a literatura indica que a hipótese deste estudo se comprova: comunicar o conhecimento de forma efetiva entre as diversas áreas da empresa pode refletir na assertividade das estratégias e aumentar sua competitividade no mercado.
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