INTELIGÊNCIA COMPARTILHADA: UMA ANÁLISE ENTRE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v5i1.112Palavras-chave:
Inteligência competitiva, Comunicação, Cultura organizacional, Compartilhamento de informaçõesResumo
Este estudo tem por objetivo identificar e examinar como a área de inteligência competitiva pode auxiliar nas múltiplas áreas estratégicas da empresa, utilizando a comunicação para compartilhar conhecimento. O artigo está estruturado em três partes, sendo a primeira uma introdução sobre o tema escolhido contextualizando o leitor ao objeto de estudo e sua justificativa. A segunda parte é dedicada a revisão do referencial teórico disponível, levando em consideração literaturas relevantes ao tema, com foco específico em sistematizar o conhecimento científico disponível sobre o conceito de inteligência competitiva e sobre comunicação, abordando rapidamente o conceito de cultura organizacional. Na terceira parte são pontuadas as considerações finais, onde conclui-se que a literatura indica que a hipótese deste estudo se comprova: comunicar o conhecimento de forma efetiva entre as diversas áreas da empresa pode refletir na assertividade das estratégias e aumentar sua competitividade no mercado.
Downloads
Referências
AYUB, Gustavo G. Integração de dados para a inteligência empresarial em tempo real. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. São Paulo, 2011.
FREIRE, Isa Maria. Barreiras na comunicação da informação. In: STAREC, C.; GOMES, E.; BEZERRA, J. (Org). Gestão Estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 33-46.
FULD, Leonard M. Inteligência competitiva: como se manter à frente dos movimentos da concorrência e do mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
GOMES, Elisabeth. Inteligência competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
GOMES, Elisabeth; BRAGA, Fabiane. Construção de um sistema de inteligência competitiva. In: STAREC, C.; GOMES, E.; BEZERRA, J. (Org). Gestão Estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 111-123.
GROTTO, Daniela. O compartilhamento do conhecimento nas organizações. In: ANGELONI, Maria Terezinha (Coord). Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2005. p 106-119.
LODI, Carlos Felipe G. Planejamento por cenários e inteligência competitiva: integrando seus processos para tomar decisões estratégicas mais eficazes. In: STAREC, C.; GOMES, E.; BEZERRA, J. (Org). Gestão Estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 124-142.
MARCIAL, Elaine. O perfil do profissional de Inteligência Competitiva e o futuro dessa atividade no Brasil. In: STAREC, C.; GOMES, E.; BEZERRA, J. (Org). Gestão Estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 242-254.
MARTINO, Luiz C. De qual comunicação estamos falando? In: HOHLFELDT, A.; MARTINO, LUIZ C.; FRANÇA, VERA V. (Org). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 11-39
MATOS, Gustavo G. Comunicação empresarial sem complicações: como facilitar a comunicação nas empresas, pela via da cultura e do diálogo. 2 ed. rev. e ampl. Barueri, SP: Manole, 2009.
PEREIRA, Rita de Cássia F. As redes como tecnologias de apoio à gestão do conhecimento. In: ANGELONI, Maria Terezinha (Coord). Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2005. p 156-171.
PORTER, Michael. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro : Elsevier, 2004.
REVISTA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA. v. 2, n. 3, p. 22-25, jul./set. 2012 - ISSN: 2236-210X
ROEDEL, Daniel. Estratégia e Inteligência Competitiva. In: STAREC, C.; GOMES, E.; BEZERRA, J. (Org). Gestão Estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 67-86.
SIANES, Marta. Compartilhar ou proteger conhecimentos? Grande desafio no comportamento informacional das organizações. In: STAREC, C.; GOMES, E.; BEZERRA, J. (Org). Gestão Estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 255-270.
SILVA, Anielson Barbosa. A gestão de sistemas organizacionais em ambientes turbulentos. In: STAREC, C.; GOMES, E.; BEZERRA, J. (Org). Gestão Estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 195-210.
STAREC, Claudio. A dinâmica da informação: a gestão estratégica da informação para a tomada de decisão nas organizações. In: STAREC, C.; GOMES, E.; BEZERRA, J. (Org). Gestão Estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 47-64.
STAREC, Claudio; GOMES, Elisabeth; BEZERRA, Jorge. (Org). Gestão Estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006.
VIANA, Francisco. Comunicação Empresarial de A a Z: temas úteis para o cotidiano e o planejamento estratégico. São Paulo, CLA Editora, 2004.
WEBGRÁFIA
CARDOSO, Onésio O. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Rio de Janeiro. n. 40, p. 1123 - 44, nov/dez. 2006 - ISSN: 0034-7612. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rap/v40n6/10.pdf>
RODRIGUES, Leonel C.; FERNANDEZ, Marcelo J. Alinhamento estratégico da tecnologia de informação e inteligência competitiva. REVISTA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA. São Paulo, v. 1, n. 3, p. 328-344, out./dez. 2011 - ISSN: 2236-210X. Disponível em: <http://www.inteligenciacompetitivarev.com.br/ojs/index.php/rev/article/view/20/40>. Acesso em: 03 jun. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html