Resumen
Objetivo: O estudo tem como objetivo investigar a eficácia da gamificação no ensino de turismo, abordando a questão de como elementos de jogos podem melhorar o engajamento e a aprendizagem dos alunos.
Metodologia/abordagem: Pesquisa qualitativa com dados quantitativos. Foi realizado um estudo piloto com uma turma de mestrado em Turismo, utilizando dois jogos pedagógicos: "QuizTour" e "Turismo em Forca". A coleta de dados foi feita por meio de um survey aplicado após as sessões de jogos, permitindo uma análise quantitativa das respostas.
Originalidade/Relevância: as empresas colheram os benefícios do aumento do custo e da produtividade da tecnologia, o que levou ao aparecimento de novos produtos e serviços baseados em tecnologia e sistemas de informação.
Principais conclusões: Este estudo avança a ciência na área de educação ao demonstrar a eficácia da gamificação e suas implicações práticas.
Contribuições teóricas/metodológicas: As contribuições incluem melhorias na prática pedagógica e insights para a implementação de gamificação em contextos educacionais, além de fortalecer a base teórica sobre o tema.
Citas
Anderson, C., et al. (2020). Personalization in education through gamification: An inclusive approach. Educational Technology Research and Development, 68(4), 865-884. https://doi.org/10.1007/s11423-020-09792-1
Bragé, D., Hank Miri, D., Folchini da Costa, L., Silva Grabowski, B., & Kaiser Bragé, D. (2022). Treinamento e desenvolvimento com foco na gamificação: Visão do processo a partir das consultorias brasileiras. Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe), 12, 28-47.
Briner, R. B., & Denyer, D. (2012). Systematic review and evidence synthesis as a practice and scholarship tool. Handbook of Evidence-Based Management, 112-129.
Brito, L. M., & Alencar, C. E. R. D. (2023). Monitoria de introdução à sistemática biológica: Relatos e reflexões. Bio-grafía, 16(31), 86-99. https://doi.org/10.17227/bio-grafia.vol.16.num31-19851
Cahyani, A. D., Sugiarto, B., & Nugraha, T. Y. (2023). Enhancing tourism education through gamified simulation learning. Tourism Management Perspectives, 45, 101045. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2023.101045
Campos, K., Moraes, D. A. F. de, & Méllo, D. E. de. (2022). A gamificação como alternativa didática na aprendizagem de conceitos matemáticos nos anos iniciais durante a pandemia da COVID-19. EaD em Foco, 12(2), e1904. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1904
Carrazzoni dos Santos, G., & Carpes, P. P. G. (2022). Ensino superior e a disciplina de bases matemáticas: Possibilidades via o ensino híbrido. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, 8(2), e2002. https://doi.org/10.35819/remat2022v8i2id5654
Cavalcante, V. F. do R., Reinaldi, M. A. de A., & Giordani, A. T. (2022). Systematic review of literature on gamification in higher education in administration and accounting sciences. Research, Society and Development, 11(10), e590111032277. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32277
Connelly, L. M. (2008). Pilot studies. MedSurg Nursing, 17(6), 411-412.
Creswell, J. W. (2018). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications.
Cruz, I. S., Anjos, B. G. dos, & Duarte, A. C. S. (2022). Sequência didática: Gamificação como estratégia para o ensino de evolução humana no âmbito do PIBID. Diversitas Journal, 7(3), e2213. https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2213
Cymrot, R., & Lopes, A. L. de S. (2023). Proposta do uso de uma atividade de gamificação nas aulas de estatística no curso de engenharia de produção e a percepção dos alunos sobre esta atividade. Revista Produção Online, 23(1), e4284. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i1.4284
Deterding, S., Dixon, D., Khaled, R., & Nacke, L. (2011). From game design elements to gamefulness: Defining "gamification". In Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments (pp. 9-15).
Dresser, R. (2012). The ubiquity and utility of the concept of informed consent. The Journal of Clinical Ethics, 23(4), 303-311.
Duarte Farias, G., Bezerra Soares, J., Ribeiro de Sena, J., Barbosa Sousa de Lucena, L., de Sousa, E. M. D., & Emiliano Batista Paiva, M. D. (2023). LET’S GO! ANATOMY GAME: Uma metodologia ativa para o aprimoramento do ensino da anatomia. Arquivos de Mudi, 27(2), 111-123. Disponível em https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/68905
Elias Santos Alencar, N., Pinto, M. A. O., Leite, N. T., & da Silva, C. M. V. (2023). Construção e validação de jogo educativo sobre sexualidade para adolescentes. Revista Cuidarte, 14(1), e2354. https://doi.org/10.15649/cuidarte.2354
Espíndola, M. A. (2022). Uso da gamificação no ensino técnico: Estudo sobre a percepção de docentes de uma escola de ensino técnico-profissional de Divinópolis-MG. Educação, Ciência e Cultura, 27, 103-118.
Ferreira, A. S., & de Figueiredo, L. F. G. (2022). Ludificação e gamificação: Divergências e convergências sob a perspectiva de gestão de design sistêmica e de educação. Projetica, 14(1), 1-30. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n1.43868
Gough, D., Oliver, S., & Thomas, J. (2017). An introduction to systematic reviews. Sage.
Gamificação no ensino fundamental: Metodologia ativa na perspectiva da educação inclusiva e da valorização das potencialidades de todos os estudantes. (2023). Eventos Pedagógicos, 14(2), 424-442. https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10580
Hamari, J., Koivisto, J., & Sarsa, H. (2014). Does gamification work?--a literature review of empirical studies on gamification. In 2014 47th Hawaii International Conference on System Sciences (pp. 3025-3034). IEEE.
Hertzog, M. A. (2008). Considerations in determining sample size for pilot studies. Research in Nursing & Health, 31(2), 180-191. https://doi.org/10.1002/nur.20247
Kapp, K. (2012). The gamification of learning and instruction: Game-based methods and strategies for training and education. John Wiley & Sons.
Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University.
Kim, Y. (2011). Pilot study in qualitative research: The roles and values. Qualitative Research Journal, 11(2), 199-206. https://doi.org/10.3316/QRJ1102199
Leon, A. C., Davis, L. L., & Kraemer, H. C. (2011). The role and interpretation of pilot studies in clinical research. Journal of Psychiatric Research, 45(5), 626-629. https://doi.org/10.1016/j.jpsychires.2010.10.008
Leung, D., Law, R., van Hoof, H., & Buhalis, D. (2013). Social media in tourism and hospitality: A literature review. Journal of Travel & Tourism Marketing, 30(1-2), 3-22.
Liberati, A., Altman, D. G., Tetzlaff, J., Mulrow, C., Gøtzsche, P. C., Ioannidis, J. P. A., ... & Moher, D. (2009). The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate healthcare interventions: explanation and elaboration. PLoS Med, 6(7), e1000100.
Lima, G. S., Gomes, R. de O., Santana Júnior, J. C. V., Ferro, J. M. R. B. dos S., Sampaio, G. R., & Soares, D. de M. (2022). A board game as an educational tool to teach pharmacology for pharmacy students. Research, Society and Development, 11(5), e28421. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28421
Lima, L. A., Sousa, F. J. F. de, Mistura, C., Martins, S. N., & Del Pino, J. C. (2022). Gamification and the teaching process: Proposed questions to teaching mathematics. Research, Society and Development, 11(1), e24613. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24613
Martins, A. C., & Tinti, D. D. S. (2022). Levantamento das produções acerca do uso da gamificação nos processos de ensino e aprendizagem de matemática: Um olhar para a formação de professores que ensinam matemática. Educação Matemática em Revista, 27, 84-105.
Martins Brito e Silva, L., & Rocha Duarte Alencar, C. E. (2023). Monitoria de introdução à sistemática biológica: Relatos e reflexões. Bio-grafía, 16(31), 86-99. https://doi.org/10.17227/bio-grafia.vol.16.num31-19851
Mercês Freitas, D., & Toda, A. (2023). A gamificação como apoio no ensino de metodologia científica: Um relato de experiência e lições aprendidas no domínio de ciências agrárias. Revista Novas Tecnologias Na Educação, 20(2), 125-134. https://doi.org/10.22456/1679-1916.129159
Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., Altman, D. G., & The PRISMA Group. (2009). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The PRISMA statement. PLoS Med, 6(7), e1000097. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
Nicoletti, A. M., Loro, V. L., & Corrêa, G. C. (2022). Use of gamification through the “Pass-Pass” game: An experience with general biochemistry students. Research, Society and Development, 11(17), e38910. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i17.38910
Nunes, K. L. X., & Grossi, L. (2023). Tecnologias digitais em educação matemática: Panorama dos grupos de pesquisa do Paraná. REMATEC, 18(43), e2023003. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023003.id431
Olivares, G. L., Passalini, A. A., & Azevedo Filho, E. (2023). Simulador de processos produtivos – Praxis: Aplicação do método integrativo como recurso de aprendizagem de conceitos de gestão por processos organizacionais. Revista Produção Online, 23(2), e4975. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i2.4975
Padilha, R., & Webber, C. (2022). Explorando a gamificação na formação docente com o software GeoGebra. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 5(especial), e12867. https://doi.org/10.5335/rbecm.v5iespecial.12867
Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., ... & Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 372, n71.
Petticrew, M., & Roberts, H. (2006). Systematic reviews in the social sciences: A practical guide. Blackwell Publishing.
Pugliero Coelho, C., Godinho Soares, R., do Amaral Gonçalves, N. S., & Roehrs, R. (2022). Gamificação e educação especial inclusiva: uma revisão sistemática de literatura. Revista Pedagógica, 24(1), 1-23. https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.6971
Reinaldi, M. A. de A., Romanowski, J. P., & Santos, R. O. (2022). Theoretical mapping of gamification in higher education in accounting as a theme of research in graduate programs. Research, Society and Development, 11(11), e34055. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.34055
Reinaldi, M. A. de A., & Santos, R. O. dos. (2022). Training needs of teachers for the use of game elements in higher education of accounting sciences. Research, Society and Development, 11(6), e44511629510. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29510
Resnik, D. B. (2020). The ethics of research with human subjects: Protecting people, advancing science, promoting trust. Springer Nature.
Robson, C., & McCartan, K. (2016). Real world research. Wiley.
Sailer, M., & Homner, L. (2020). The gamification of learning: A meta-analysis. Educational Psychology Review, 32(1), 77-112. https://doi.org/10.1007/s10648-019-09498-w
Santana, E. B., Torres, M. M., Gonçalves, E. H., Peralta, C. B. da L., & Ferreira, E. P. (2023). Active learning: Development of a didactic game to understand and apply the standardization tool. Revista Produção Online, 23(1), 4961. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v23i1.4961
Santos, D. P. G., Rocha, L. O., & Santos, T. M. (2022). Impacts of gamification adoption on students’ performance in Mathematics discipline. Research, Society and Development, 11(15), e141111536628. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i15.36628
Seaborn, K., & Fels, D. I. (2021). Gamification and motivation in education: A systematic review. Computers in Human Behavior, 124, 106903. https://doi.org/10.1016/j.chb.2021.106903
Signori, G. G., Guimarães, J. C. F. D., Severo, E. A., & Rotta, C. (2018). Gamification as an innovative method in the processes of learning in higher education institutions. International Journal of Innovation and Learning, 24(2), 115-137. https://doi.org/10.1504/IJIL.2018.094066
Scortegagna, L., & Bruno, A. R. (2022). e-Val: A prototype for analysis and evaluation of interactivity levels in digital items. Pesquisa e Debate em Educação, 12(1), 1–26. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.36983
Silva, A. M. d. (2022). The use of the Kahoot platform as a gamification tool: A contribution to teaching and learning in basic education. Revista EDaPECI - Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, 22. https://doi.org/10.5216/edapeci.v22.12140
Strobel, J., Simeonova, B., & Kumar, R. (2022). Gamified learning environments in tourism education: A pathway to engagement and practical skills development. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, 31, 100376. https://doi.org/10.1016/j.jhlste.2022.100376
Tashakkori, A., & Teddlie, C. (Eds.). (2010). SAGE handbook of mixed methods in social & behavioral research. Sage.
Thabane, L., Ma, J., Chu, R., Cheng, J., Ismaila, A., Rios, L. P., ... & Goldsmith, C. H. (2010). A tutorial on pilot studies: The what, why and how. BMC Medical Research Methodology, 10(1), 1-10. https://doi.org/10.1186/1471-2288-10-1
Tranfield, D., Denyer, D., & Smart, P. (2003). Towards a methodology for developing evidence-informed management knowledge by means of systematic review. British Journal of Management, 14(3), 207-222. https://doi.org/10.1111/1467-8551.00375
van Teijlingen, E., & Hundley, V. (2001). The importance of pilot studies. Social Research Update, 35(4), 1-4.
Villela, A. L. V., & Batistello, P. (2023). Active methodologies in teaching-learning of the formal-plastic and aesthetic composition of buildings: Reflections from the architecture and urbanism course at Unochapecó. Revista Espaço Pedagógico, 30, e14209. https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14209
Wang, F., Hannafin, M. J., & Wang, H. (2018). Gamifying learning experiences: Practical implications and outcomes. Educational Technology Research and Development, 66(5), 1273-1305. https://doi.org/10.1007/s11423-018-9609-9
Werbach, K., & Hunter, D. (2012). For the win: How game thinking can revolutionize your business. Wharton Digital Press.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2024 Revista Inteligência Competitiva