Level up no ensino de turismo: Desvendando conhecimentos com uso games QuizTour e Turismo em Forca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24883/eagleSustainable.v14i.468

Palavras-chave:

Gamificação, Ensino, Turismo, Aprendizagem, Educação, Jogos Pedagógicos

Resumo

Objetivo: O estudo tem como objetivo investigar a eficácia da gamificação no ensino de turismo, abordando a questão de como elementos de jogos podem melhorar o engajamento e a aprendizagem dos alunos.

Metodologia/abordagem: Pesquisa qualitativa com dados quantitativos. Foi realizado um estudo piloto com uma turma de mestrado em Turismo, utilizando dois jogos pedagógicos: "QuizTour" e "Turismo em Forca". A coleta de dados foi feita por meio de um survey aplicado após as sessões de jogos, permitindo uma análise quantitativa das respostas.

Originalidade/Relevância: as empresas colheram os benefícios do aumento do custo e da produtividade da tecnologia, o que levou ao aparecimento de novos produtos e serviços baseados em tecnologia e sistemas de informação.

Principais conclusões: Este estudo avança a ciência na área de educação ao demonstrar a eficácia da gamificação e suas implicações práticas.

Contribuições teóricas/metodológicas: As contribuições incluem melhorias na prática pedagógica e insights para a implementação de gamificação em contextos educacionais, além de fortalecer a base teórica sobre o tema.

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Biografia do Autor

Alisson, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pernambuco

Mestrando em Turismo e Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco e graduado em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2021), MBA em Gestão da Tecnologia da Informação pela UNIFG (2024). Além de analista de sistemas - Accenture, atuo como pesquisador do grupo de pesquisa LETs - Laboratório de Estudos Turísticos. Principais linhas de estudo: Turismo, cultura e sociedade; Turismo e Cinema; Turismo e T.I, Turismo e sustentabilidade.

Tali, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pernambuco

Mestranda em Turismo e Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco e bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2022). Principais linhas de estudo: Turismo, cultura e sociedade; Gênero e Turismo; Questões raciais e Turismo.

Julio Cesar Ferro De Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pernambuco

Pós-doutor pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Tem experiência na área de Administração de Empresas, ênfase em gestão da inovação, competitividade empresarial e Produção Mais Limpa. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur/UFPE), Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração (MPA/UFPE), Departamento de Ciências Administrativas (DCA/UFPE), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFPE).

Carla Santos Borba, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pernambuco

Pós-Doutorado através do Programa Internacional CAPES/NUFFIC com pesquisa na área de empreendedorismo criativo.  Doutora e Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Turismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Com pesquisa na área de empreendedorismo criativo. Professora da Universidade Federal de Pernambuco com pesquisas em Políticas Públicas, Cultura, Economia Criativa e Turismo. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Canais de distribuição e tecnologia, plataformas online, Cultura e Turismo. Atua em pesquisas internacionais sobre experiência de turistas em festivais e lidera o grupo de pesquisa cadastrado no Cnpq - eCos- E-Tourism, consumo e Sociedade.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Silva, A. M. M. C., Costa, T. V. de M., De Guimarães, J. C. F., & Borba, C. S. (2024). Level up no ensino de turismo: Desvendando conhecimentos com uso games QuizTour e Turismo em Forca. Revista Inteligência Competitiva, 14, e0468. https://doi.org/10.24883/eagleSustainable.v14i.468

Edição

Seção

Artigos