Transição para a mobilidade elétrica no estado de São Paulo: uma abordagem com foco nos novos modelos de negócio para a sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.24883/eagleSustainable.v14i.447Palavras-chave:
Eletromobilidade, BMIfS, Transição Sociotécnica, TembiciResumo
Objetivo: O artigo se constrói buscando entender como modelos de negócios inovadores e sustentáveis (BMIfS) tem ocorrido no campo dos veículos elétrico, e auxiliado na transição à eletromobilidade, com foco em experiências em curso no Estado de São Paulo, usando a Tembici como um exemplo prático de um projeto que cumpre seus objetivos tanto financeiros, quanto ambientalmente favoráveis aos espaços que se encontra.
Metodologia/abordagem: Buscamos elementos espaciais do Estado de São Paulo que subsidiem a implantação de BMIfS relacionadas à mobilidade elétrica e, à partir da identificação das características desses modelos de negócios que se encontram instalados, partindo de referências internacionais sobre o assunto, sobrepomos com a realidade paulista.
Originalidade/Relevância: O estudo contribui para uma escassa conjuntura de estudos práticos sobre os BMIfS, principalmente àqueles que visam revelar as possíveis inovações por trás dessas práticas. Somado a isso, traz uma transversionalidade dos BMIfS como agentes de transição para incentivo a mobilidade elétrica.
Principais conclusões: Apesar de resistências, São Paulo também possui características singulares. Assim, atores da esfera privada se apropriam dos BMIfS de forma a criarem novas oportunidades no mercado da mobilidade. Dessa maneira, a Tembici, que é trabalhada aqui, constrói uma cadeia de criação de valor associado à publicidade sustentável para terceiros, através do aluguel de bicicletas.
Contribuições teóricas/metodológicas: Os elementos discutidos no texto valida a proposição de BMIfS como uma opção possível para o mercado da mobilidade no Estado de São Paulo, tanto para a transição à eletromobilidade, quanto para a apropriação de valor pelos empresários.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. de. (2010). Introdução à metodologia do trabalho científico: Elaboração de trabalhos na graduação (10o ed). Atlas.
Basso, F. G., Pereira, C. G., & Porto, G. S. (2021). Cooperation and technological areas in the state universities of São Paulo: An analysis from the perspective of the triple helix model. Technology in Society, 65, 101566. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2021.101566 DOI: https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2021.101566
Bazani, A. (2021). Cidade de SP assume compromisso de não autorizar vendas de veículos a combustão a partir de 2040. https://diariodotransporte.com.br/2021/11/10/cidade-de-sp-assume-compromisso-de-nao-autorizar-vendas-de-veiculos-a-combustao-a-partir-de-2040/
Bert, J., Collie, B., & Xu, G. (2021, janeiro 8). What’s Ahead for Car Sharing? BCG Global. https://www.bcg.com/publications/2016/automotive-whats-ahead-car-sharing-new-mobility-its-impact-vehicle-sales
Bidmon, C. M., & Knab, S. F. (2018). The three roles of business models in societal transitions: New linkages between business model and transition research. Journal of Cleaner Production, 178, 903–916. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.12.198 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.12.198
Blynn, K. (2021, março 9). Five car sharing programs with an EV and equity twist. GreenBiz. https://www.greenbiz.com/article/five-car-sharing-programs-ev-and-equity-twist
Bocken, N. M. P., Short, S. W., Rana, P., & Evans, S. (2014). A literature and practice review to develop sustainable business model archetypes. Journal of Cleaner Production, 65, 42–56. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2013.11.039 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2013.11.039
Boons, F., & Lüdeke-Freund, F. (2013). Business models for sustainable innovation: State-of-the-art and steps towards a research agenda. Journal of Cleaner Production, 45, 9–19. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.07.007 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.07.007
ITDP. (2020, abril 2). Infográfico: O que é micromobilidade?. ITDP Brasil. https://itdpbrasil.org/infografico-o-que-e-micromobilidade/
Canzler, W., & Andreas, K. (2009). Green Solutions to the Auto Crisis From Auto Makers to Mobility Service Providers. Green Solutions to the Auto Crisis From Auto Makers to Mobility Service Providers, 4(Heinrich Böll Foundation), 36.
Carrilo, A. F. (2020, fevereiro 11). Crescimento das startups: Veja o que mudou nos últimos cinco anos! Abstartups. https://abstartups.com.br/crescimento-das-startups/
Clinton, L., & Whisnant, R. (2019). Business Model Innovations for Sustainability. Em G. G. Lenssen & N. C. Smith (Orgs.), Managing Sustainable Business: An Executive Education Case and Textbook (p. 463–503). Springer Netherlands. https://doi.org/10.1007/978-94-024-1144-7_22 DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-024-1144-7_22
CONSONI, Flavia L. (2022, setembro 28). O Brasil rumo ao mix tecnológico. Estadão. https://www.youtube.com/watch?v=mq2Eb5Rwbos
Consoni, F. L., Bermudez-Rodriguez, T., Oliveira, A. A. de, Navarro, A. C., Barassa, E., & Rissi, G. F. (2021). Tendências da mobilidade elétrica na América Latina e ações em curso no Brasil. Em A Mobilidade Elétrica na América Latina Tendências, oportunidades e desafios (1o ed, p. 13–54). E-papers. https://www.gesel.ie.ufrj.br/app/webroot/files/publications/03_livro_a_mobilidade_eletrica_na_al.pdf
CONSONI, F. L., RÉGIS, M., & Barassa, E. (2022). 2° ANUÁRIO BRASILEIRO DE MOBILIDADE ELÉTRICA. Em O CONTEXTO DA TRANSIÇÃO E AS ESCOLHAS PARA A DESCARBONIZAÇÃO DOS MEIOS DE TRANSPORTE: O BRASIL RUMO AO MIX TECNOLÓGICO (1o ed, p. 5–8). Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica.
Cornet, A., Mohr, D., Weig, F., Zerlin, B., & Hein, A.-P. (2012). “Mobility of the future” Opportunities for automotive OEMs. (p. 20). McKinsey. https://www.mckinsey.com/~/media/mckinsey/dotcom/client_service/automotive%20and%20assembly/pdfs/mobility_of_the_future_brochure.ashx
Delnooz, A., & Six, D. (2015). Identification of Market Models and Associated Billing Strategies for the Provision of EV Charging Services. Em D. Beeton & G. Meyer (Orgs.), Electric Vehicle Business Models: Global Perspectives (p. 55–66). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-12244-1_4 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-12244-1_4
Dijk, M., Orsato, R. J., & Kemp, R. (2013). The emergence of an electric mobility trajectory. Energy Policy, 52, 135–145. https://doi.org/10.1016/j.enpol.2012.04.024 DOI: https://doi.org/10.1016/j.enpol.2012.04.024
E-BUS RADAR.. Technical University of Denmark (DTU), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Recuperado 20 de março de 2024, de https://www.ebusradar.org/
Erick, & Mobilidade, E. S., especial para o. (2023, junho 9). São Paulo tem o maior número de veículos elétricos do Brasil. Mobilidade Estadão. https://mobilidade.estadao.com.br/planeta-eletrico/veiculos-eletricos-no-brasil/
EUROPE, U. (2022, novembro 3). EU ban on sale of new petrol and diesel cars from 2035 explained. European Parliament. https://www.europarl.europa.eu/news/en/headlines/economy/20221019STO44572/eu-ban-on-sale-of-new-petrol-and-diesel-cars-from-2035-explained
Geels, F. W. (2005). The dynamics of transitions in socio-technical systems: A multi-level analysis of the transition pathway from horse-drawn carriages to automobiles (1860–1930). Technology Analysis & Strategic Management, 17(4), 445–476. https://doi.org/10.1080/09537320500357319 DOI: https://doi.org/10.1080/09537320500357319
____________ (2018). Socio-Technical Transitions to Sustainability. Em Oxford Research Encyclopedia of Environmental Science. https://doi.org/10.1093/acrefore/9780199389414.013.587 DOI: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780199389414.013.587
Geissdoerfer, M., Bocken, N. M. P., & Hultink, E. J. (2016). Design thinking to enhance the sustainable business modelling process – A workshop based on a value mapping process. Journal of Cleaner Production, 135, 1218–1232. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.07.020 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.07.020
Geissdoerfer, M., Vladimirova, D., & Evans, S. (2018). Sustainable business model innovation: A review. Journal of Cleaner Production, 198, 401–416. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.06.240 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.06.240
Georges, B. (1999). ECONOMIA, ESPAÇO E GLOBALIZAÇÃO NA AURORA DO SÉCULO XXI. Em INDÚSTRIA DE ALTA TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: A LÓGICA DA LOCALIZAÇÃO (2o ed, p. 131–151). Hucitec.
Global Market Insights. ([s.d.]). Car Sharing Market Trends 2023—Global Statistics 2032. Global Market Insights Inc. Recuperado 20 de março de 2024, de https://www.gminsights.com/industry-analysis/carsharing-market
Kharpal, A. (2022). China extends EV tax break; Li Auto shares fall after delivery outlook cut. https://www.cnbc.com/2022/09/26/china-extends-ev-tax-break-li-auto-shares-fall-after-delivery-outlook-cut.html
Kim, K.-J. (2020). e-Mobility—A Promising Option for Reducing GHG in Transport Sector (p. 4). Asian Development Bank. https://www.adb.org/sites/default/files/institutional-document/575671/ado2020bp-e-mobility-reducing-ghg-transport.pdf
Köhler, J., Geels, F. W., Kern, F., Markard, J., Onsongo, E., Wieczorek, A., Alkemade, F., Avelino, F., Bergek, A., Boons, F., Fünfschilling, L., Hess, D., Holtz, G., Hyysalo, S., Jenkins, K., Kivimaa, P., Martiskainen, M., McMeekin, A., Mühlemeier, M. S., … Wells, P. (2019). An agenda for sustainability transitions research: State of the art and future directions. Environmental Innovation and Societal Transitions, 31, 1–32. https://doi.org/10.1016/j.eist.2019.01.004 DOI: https://doi.org/10.1016/j.eist.2019.01.004
Leuzinger, G. C. (2023). Multi-system sustainability transitions in developing countries: A case study of the electric car in Brazil [Doutorado]. Universidade de Brasília.
Lisowski, E. (2022). The Future of Automotive Industry: Shared Mobility (Mobility-as-a-Service)—Addepto. https://addepto.com/blog/the-future-of-automotive-industry-shared-mobility-mobility-as-a-service/
Loorbach, D., & Wijsman, K. (2013). Business transition management: Exploring a new role for business in sustainability transitions. Journal of Cleaner Production, 45, 20–28. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.11.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.11.002
Mace, M. (2018). Auto giants launch EV-sharing platform in China—Edie.https://www.edie.net/auto-giants-launch-ev-sharing-platform-in-china/
Markard, J., Geels, F. W., & Raven, R. (2020). Challenges in the acceleration of sustainability transitions. Environmental Research Letters, 15(8), 081001. https://doi.org/10.1088/1748-9326/ab9468 DOI: https://doi.org/10.1088/1748-9326/ab9468
Markard, J., Raven, R., & Truffer, B. (2012). Sustainability transitions: An emerging field of research and its prospects. Research Policy, 41(6), 955–967. https://doi.org/10.1016/j.respol.2012.02.013 DOI: https://doi.org/10.1016/j.respol.2012.02.013
Mascarini, S., Garcia, R., & Roselino, J. E. (2019). Analysis of the effect of territorial factors on regional innovation in the state of São Paulo, Brazil. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 13(2), Artigo 2.
McKerracher. (2022, novembro 15). China Has Shot at Seizing 60% Share of Global EV Sales This Year. Bloomberg. https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-11-15/china-has-shot-at-seizing-60-share-of-global-ev-sales-this-year
Michaux, S. (2021). Assessment of the Extra Capacity Required of Alternative Energy Electrical Power Systems to Completely Replace Fossil Fuels. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.34895.00160
Napoli, E. (2024, março 3). São Paulo concentra quase 1/3 dos eletropostos do Brasil. Poder360. https://www.poder360.com.br/infraestrutura/sao-paulo-concentra-quase-1-3-dos-eletropostos-do-brasil/
Nilsson, M., Hillman, K., & Magnusson, T. (2012). How do we govern sustainable innovations? Mapping patterns of governance for biofuels and hybrid-electric vehicle technologies. Environmental Innovation and Societal Transitions, 3, 50–66. https://doi.org/10.1016/j.eist.2012.04.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.eist.2012.04.002
Peroni, J. (2021). Carros elétricos e híbridos já recebem incentivos no Brasil. Estadão. https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/carros-eletricos-e-hibridos-ja-recebem-incentivos-no-brasil-saiba-quais/
DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TR NSITO DE SÃO PAULO (DETRAN-SP). Estatísticas de Transito—Frota de Veículos. 2019. https://detran.sp.gov.br
Quadros, R., Furtado, A., Bernardes, R., & Franco, E. (2001). Technological Innovation in Brazilian Industry: An Assessment Based on the São Paulo Innovation Survey. Technological Forecasting and Social Change, 67(2), 203–219. https://doi.org/10.1016/S0040-1625(00)00123-2 DOI: https://doi.org/10.1016/S0040-1625(00)00123-2
Randall, C. (2021). Chile to ban sale of light and medium internal combustion engines in 2035 . electrive. https://www.electrive.com/2021/10/18/chila-to-ban-sale-of-internal-combustion-engines-in-2035/
Requia, W. J., Mohamed, M., Higgins, C. D., Arain, A., & Ferguson, M. (2018). How clean are electric vehicles? Evidence-based review of the effects of electric mobility on air pollutants, greenhouse gas emissions and human health. Atmospheric Environment, 185, 64–77. https://doi.org/10.1016/j.atmosenv.2018.04.040 DOI: https://doi.org/10.1016/j.atmosenv.2018.04.040
Rietmann, N., & Lieven, T. (2019). How policy measures succeeded to promote electric mobility – Worldwide review and outlook. Journal of Cleaner Production, 206, 66–75. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.09.121 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.09.121
Rodríguez, L. T. B. (2018). Transiciones socio-técnicas hacia una movilidad de bajo carbono: Un análisis del nicho de los buses de baja-emisión para el caso de Brasil [Doutorado, Departamento de Política Ciêntifica e Tecnologica, UNICAMP]. https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1081475
Roome, N., & Louche, C. (2016). Journeying Toward Business Models for Sustainability: A Conceptual Model Found Inside the Black Box of Organisational Transformation. Organization & Environment, 29(1), 11–35. https://doi.org/10.1177/1086026615595084 DOI: https://doi.org/10.1177/1086026615595084
Santos, P. A., Kienen, N., & CASTIÑERA, M. I. (2017). Metodologia da pesquisa social: Da proposição de um problema à redação e apresentação do relatório.
Schaltegger, S., Hansen, E. G., & Lüdeke-Freund, F. (2016). Business Models for Sustainability: Origins, Present Research, and Future Avenues. Organization & Environment, 29(1), 3–10. https://doi.org/10.1177/1086026615599806 DOI: https://doi.org/10.1177/1086026615599806
Schlüter, J., & Weyer, J. (2019). Car sharing as a means to raise acceptance of electric vehicles: An empirical study on regime change in automobility. Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour, 60, 185–201. https://doi.org/10.1016/j.trf.2018.09.005 DOI: https://doi.org/10.1016/j.trf.2018.09.005
SECRETÁRIA NACIONAL DE TR NSITO (DENATRAN/SENATRAN). (2022). Frota de Veículos—2022—Ministério dos Transportes. https://www.gov.br/transportes/pt-br/pt-br/assuntos/transito/conteudo-Senatran/frota-de-veiculos-2022
Shaheen, S. A., & Cohen, A. P. (2013). Carsharing and Personal Vehicle Services: Worldwide Market Developments and Emerging Trends. International Journal of Sustainable Transportation, 7(1), 5–34. https://doi.org/10.1080/15568318.2012.660103 DOI: https://doi.org/10.1080/15568318.2012.660103
Sivertsen, C. G., & Lunden, J. (2016). Mobility 2.0: Sustainable Business Models for the Automotive Industry : Identifying sustainable sale-of-service mobility business models, utilizing alternative powertrains and autonomous technology [Master thesis, Universitetet i Agder ; University of Agder]. Em VII, 109 p. https://uia.brage.unit.no/uia-xmlui/handle/11250/2419068
STARTSE. (2023, novembro 8). É O FIM: Justiça decreta falência da Yellow e Grin, empresas de bikes e patinetes. StartSe Platform. https://www.startse.com/artigos/justica-decreta-falencia-da-yellow-e-grin-de-bikes-e-patinetes
Tonachel, L. (2015, setembro 17). Study: Electric Vehicles Can Dramatically Reduce Carbon Pollution from Transportation, and Improve Air Quality. https://www.nrdc.org/bio/luke-tonachel/study-electric-vehicles-can-dramatically-reduce-carbon-pollution-transportation
International Energy Agency. (2021). Global EV Outlook 2021 Accelerating ambitions despite the pandemic (p. 101). IEA. https://iea.blob.core.windows.net/assets/ed5f4484-f556-4110-8c5c-4ede8bcba637/GlobalEVOutlook2021.pdf
International Energy Agency (IEA).Trends in electric light-duty vehicles – Global EV Outlook 2023 – Analysis. (2024). IEA. https://www.iea.org/reports/global-ev-outlook-2023/trends-in-electric-light-duty-vehicles
Virta. (2024a). How retailers can enhance customer loyalty with EV charging. https://www.virta.global/blog/how-retailers-can-enhance-customer-loyalty-with-ev-charging
Virta. (2024b). Study confirms: UK’s EV drivers want to charge at home and work. https://www.virta.global/blog/study-confirms-uks-ev-drivers-want-to-charge-at-home-and-work
WRI Brasil (Diretor). (2022, setembro 14). WEBINAR | TUMI E-Bus Mission: Modelos de Negócio para Eletromobilidade. https://www.youtube.com/watch?v=VIpLcX1kPIk
Yang, M., Evans, S., Vladimirova, D., & Rana, P. (2017). Value uncaptured perspective for sustainable business model innovation. Journal of Cleaner Production, 140, 1794–1804. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.07.102 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.07.102
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Inteligência Competitiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html