O papel do marketing na educação para o consumo sustentável: Um estudo de caso múltiplo de empresas com posicionamento sustentável
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Palavras-chave

marketing
educação do consumidor
consumo
sustentabilidade

Como Citar

Fiorenzo, M. F. C. C. S., Rocha, T. V., & Migliato, C. (2025). O papel do marketing na educação para o consumo sustentável: Um estudo de caso múltiplo de empresas com posicionamento sustentável. Revista Inteligência Competitiva, 15(00), e0476. https://doi.org/10.24883/eagleSustainable.v15i.476

Resumo

Objetivo: entender o papel que o marketing pode assumir na educação de consumidores para que adquiram hábitos de consumo sustentáveis.

Metodologia/abordagem: pesquisa qualitativa exploratória baseada no método de estudo de caso múltiplo, com entrevistas em profundidade com gestores de marketing.

Originalidade/Relevância: esse estudo inova ao analisar três casos de empresas com posicionamento sustentável, verificando práticas sustentáveis em seu marketing mix e ações desenvolvidas para educar seus consumidores.

Principais conclusões: percebeu-se a necessidade de as empresas realizarem uma análise de suas cadeias de valor antes de aplicarem elementos de sustentabilidade no seu marketing mix, tendo em vista a educação dos seus consumidores. É importante que antes elas entendam se estão, de fato, agindo de forma sustentável, para, em seguida, criar ações nesse sentido.

Contribuições teóricas/metodológicas: o modelo gerencial demonstrou que empresas com posicionamento sustentável podem segui-lo para abordar estratégias de marketing que eduquem seus consumidores em relação ao consumo sustentável.

https://doi.org/10.24883/eagleSustainable.v15i.476
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