O papel do marketing na educação para o consumo sustentável: Um estudo de caso múltiplo de empresas com posicionamento sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24883/eagleSustainable.v15i.476

Palavras-chave:

marketing, educação do consumidor, consumo, sustentabilidade

Resumo

Objetivo: entender o papel que o marketing pode assumir na educação de consumidores para que adquiram hábitos de consumo sustentáveis.

Metodologia/abordagem: pesquisa qualitativa exploratória baseada no método de estudo de caso múltiplo, com entrevistas em profundidade com gestores de marketing.

Originalidade/Relevância: esse estudo inova ao analisar três casos de empresas com posicionamento sustentável, verificando práticas sustentáveis em seu marketing mix e ações desenvolvidas para educar seus consumidores.

Principais conclusões: percebeu-se a necessidade de as empresas realizarem uma análise de suas cadeias de valor antes de aplicarem elementos de sustentabilidade no seu marketing mix, tendo em vista a educação dos seus consumidores. É importante que antes elas entendam se estão, de fato, agindo de forma sustentável, para, em seguida, criar ações nesse sentido.

Contribuições teóricas/metodológicas: o modelo gerencial demonstrou que empresas com posicionamento sustentável podem segui-lo para abordar estratégias de marketing que eduquem seus consumidores em relação ao consumo sustentável.

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Biografia do Autor

Maria Fernanda Cury Camis Sisternas Fiorenzo, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo

Graduada em Administração de Empresas pela ESPM São Paulo.

Thelma Rocha, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC) da ESPM, com 24 anos de atuação. Doutora em Administração (Marketing) pela FEA-USP, mestre em Administração Mercadológica pela EAESP/FGV e especialista em International Business pela Stockholm School of Economics (Suécia). Graduada em Administração (FEA-USP) e Engenharia de Produção (FEI). Orientou 32 trabalhos Stricto Sensu (23 mestrados, 8 doutorados e 1 pós-doutorado) e publicou mais de 50 artigos em periódicos como Journal of Business Research, Journal of International Management e RBGN. Foi coordenadora do PPGA (2012-2015), período em que o programa obteve nota 4 na CAPES e aprovação do doutorado. Autora de 11 livros, com destaque para a série Internacionalização das Franquias Brasileiras (6 volumes). Pesquisa International Franchising, International Marketing Strategy e Relationship Marketing. Terapeuta Artística Antroposófica, com ateliê próprio, e filiada à SAB.

Caline Migliato, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo

Professora de Graduação em Administração da ESPM São Paulo e do IED – Istituto Europeo di Design – São Paulo, SP, Brazil

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Publicado

2025-02-10

Como Citar

Fiorenzo, M. F. C. C. S., Rocha, T. V., & Migliato, C. (2025). O papel do marketing na educação para o consumo sustentável: Um estudo de caso múltiplo de empresas com posicionamento sustentável. Revista Inteligência Competitiva, 15(00), e0476. https://doi.org/10.24883/eagleSustainable.v15i.476

Edição

Seção

Artigos