Resumen
Objetivo: entender o papel que o marketing pode assumir na educação de consumidores para que adquiram hábitos de consumo sustentáveis.
Metodologia/abordagem: pesquisa qualitativa exploratória baseada no método de estudo de caso múltiplo, com entrevistas em profundidade com gestores de marketing.
Originalidade/Relevância: esse estudo inova ao analisar três casos de empresas com posicionamento sustentável, verificando práticas sustentáveis em seu marketing mix e ações desenvolvidas para educar seus consumidores.
Principais conclusões: percebeu-se a necessidade de as empresas realizarem uma análise de suas cadeias de valor antes de aplicarem elementos de sustentabilidade no seu marketing mix, tendo em vista a educação dos seus consumidores. É importante que antes elas entendam se estão, de fato, agindo de forma sustentável, para, em seguida, criar ações nesse sentido.
Contribuições teóricas/metodológicas: o modelo gerencial demonstrou que empresas com posicionamento sustentável podem segui-lo para abordar estratégias de marketing que eduquem seus consumidores em relação ao consumo sustentável.
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