DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS NA GESTÃO DE UMA EMPRESA DE AVICULTURA DE POSTURA COMERCIAL
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i3.279Keywords:
Gestão, Estratégia, Análise SWOT, Comércio, Strategy, SWOT Analysis, Management, Egg tradingAbstract
O presente relato técnico tem como objetivo diagnosticar e propor mudanças para melhorar a gestão de uma empresa que explora a atividade de avicultura de postura comercial. Utilizando o instrumento de análise SWOT foi possível identificar os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades da empresa e assim propor algumas melhorias. Foram realizadas duas reuniões com os gestores da empresa, sendo a primeira para traçar o perfil e diagnosticar qual área apresentava a necessidade de intervenção de uma consultoria e coletar os dados necessários para a pesquisa. A segunda reunião para apresentar a análise SWOT concluída e as propostas de intervenção. Os setores que mais demandaram intervenção foram o departamento comercial e o de marketing. Foram propostas quatro intervenções, sendo a primeira de demonstrar a viabilidade do produto B e como estratégia para aumentar a sua produção e venda foram elaboradas as outras três intervenções focadas na primeira. A segunda intervenção propõe a contratação de um vendedor externo. As outras duas intervenções são relacionadas ao marketing que é pouco explorado pela empresa, e há duas oportunidades de melhoria. A primeira é de atualizar e divulgar a página na website e a segunda é de substituir a embalagem de papel por embalagem de isopor que comercialmente é mais atrativa.
Downloads
References
DANTAS, N. G. S. MELO, R. S. O método de análise SWOT como ferramenta para promover o diagnóstico turístico de um local: o caso do município de Itabaiana/PB. Caderno Virtual de Turismo, v.8, n.1, 118-130, 2008.
DYSON, R. G. Strategic development and SWOT analysis at the University of Warwick. European Journal of Operational Research, 152 p. 631-640, 2004. DOI: https://doi.org/10.1016/S0377-2217(03)00062-6
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE (2017) Produção da pecuária. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Producao_Pecuaria/Fasciculo_Indicadores_IBGE/abate-leite-couro-ovos_201702caderno.pdf> Acesso em: 15 out. 2017.
PINHO, J. B. Comunicação em marketing: princípios da comunicação mercadológica. Campinas: Papirus, 2001.
ROJO, C.; ZANINI, B. Diagnóstico e proposição de mudanças para melhoria na gestão de uma pequena empresa de produtos para saúde, higiene e limpeza. Revista Inteligência Competitiva, v. 4, n. 4, p. 26-37, 2014.
ROJO, C. A.; WALTER, S. A. Relato técnico: roteiro para elaboração. Revista Competitividade e Sustentabilidade, v.1, n. 1, p. 01-18, 2014. DOI: https://doi.org/10.5935/2359-5876.20140005
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
1. Authors who publish in this journal agree to the following terms: the author(s) authorize(s) the publication of the text in the journal;
2. The author(s) ensure(s) that the contribution is original and unpublished and that it is not in the process of evaluation by another journal;
3. The journal is not responsible for the views, ideas and concepts presented in articles, and these are the sole responsibility of the author(s);
4. The publishers reserve the right to make textual adjustments and adapt texts to meet with publication standards.
5. Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Atribuição NãoComercial 4.0 internacional, which allows the work to be shared with recognized authorship and initial publication in this journal.
6. Authors are allowed to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
7. Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on a personal web page) at any point before or during the editorial process, as this can generate positive effects, as well as increase the impact and citations of the published work (see the effect of Free Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
• 8. Authors are able to use ORCID is a system of identification for authors. An ORCID identifier is unique to an individual and acts as a persistent digital identifier to ensure that authors (particularly those with relatively common names) can be distinguished and their work properly attributed.