AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE LATU SENSO EM GESTÃO DE EQUIPE E LIDERANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i3.326Keywords:
Competências. Liderança. Lato sensu. Aprendizagem.Abstract
Com o aumento da competitividade e com o comportamento volátil do mercado, notou-se a importância do capital humano nas organizações e, em virtude disso, criou-se a necessidade de encontrar pessoas aptas para liderar, motivar e conduzir a equipe de trabalho em prol dos resultados. Diante dessa oportunidade, muitos profissionais buscam fontes para adquirir qualificação e, uma delas, são os cursos de lato sensu. Nesse sentido, o presente estudo tem o propósito de analisar como o curso de lato sensu de Gestão de Equipe e Liderança tem contribuído no desenvolvimento de competências dos alunos. Para tal objetivo, foram feitas as análises quantitativa e qualitativa, tendo a pesquisa natureza exploratória e descritiva. Primeiramente, foi aplicado um questionário com os alunos que concluíram o curso em 2015 e com os que iniciaram em 2016; após essa etapa, foi organizado um grupo focal com os respondentes da turma de 2016 e foram propostas entrevistas com os gestores. Além desses recursos, também foram feitas duas observações em sala de aula. O curso de Gestão de Equipe e Liderança possui três pilares e, com a análise dos dados obtidos, notou-se que o pilar mais aprofundado foi o auto desenvolvimento. Em relação às competências, a capacidade de ouvir, a comunicação, a gestão de conflitos, juntamente com o autoconhecimento, foram as mais citadas pelos respondentes. Observou-se que as atividades que proporcionaram interações em sala de aula, como as dinâmicas, os debates e exercícios em grupo, segundo os alunos, foram as mais relevantes no processo de aprendizagem e, por esse motivo, as suas sugestões de melhoria foram relacionadas à inclusão de mais atividades práticas, proporcionando assim, maior contato com as atribuições de um líder.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
1. Authors who publish in this journal agree to the following terms: the author(s) authorize(s) the publication of the text in the journal;
2. The author(s) ensure(s) that the contribution is original and unpublished and that it is not in the process of evaluation by another journal;
3. The journal is not responsible for the views, ideas and concepts presented in articles, and these are the sole responsibility of the author(s);
4. The publishers reserve the right to make textual adjustments and adapt texts to meet with publication standards.
5. Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Atribuição NãoComercial 4.0 internacional, which allows the work to be shared with recognized authorship and initial publication in this journal.
6. Authors are allowed to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
7. Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on a personal web page) at any point before or during the editorial process, as this can generate positive effects, as well as increase the impact and citations of the published work (see the effect of Free Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
• 8. Authors are able to use ORCID is a system of identification for authors. An ORCID identifier is unique to an individual and acts as a persistent digital identifier to ensure that authors (particularly those with relatively common names) can be distinguished and their work properly attributed.