BUSINESS INTELLIGENCE COMO FATOR DECISIVO NA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE MULTICASOS
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v5i1.107Resumo
As empresas atuantes no mercado necessitam constantemente enfrentar dificuldades que interferem em suas decisões e traçar seus objetivos estratégicos para superar essas dificuldades. O objetivo do presente estudo é analisar como o BI influencia na estratégia e no processo de tomada de decisão em empresas de grande porte, através de métodos qualitativos, utilizando-se de entrevistas estruturadas para realização de estudo dos casos analisados. Permitindo enxergar que o BI está diretamente ligado aos processos de tomada de decisão e pode proporcionar informações estruturadas sobre os processos e as situações em que as empresas se encontram, organizando assim de maneira coerente e coesa para um bom posicionamento estratégico.
Downloads
Referências
BARBIERI, C. BI-business intelligence: modelagem e tecnologia. Axcel Books, 2001. ISBN 9788573231489.
______. BI2 - Business Intelligence: modelagem e qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. ISBN 978-85-352-4724-4.
BATISTA, E. D. O. Sistema de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004.
BEUREN, I. M. Gerenciamento da Informação: um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. 1ª Edição. São Paulo: Editora Atlas S.A., 1998. ISBN 85-224-2012-2.
CAPUANO, E. A. et al. Inteligênica competitiva e suas conexões epistemológicas com gestão da informação e do conhecimento. Ciência da Informação, v. 38, n. 2, 2009. ISSN 0100-1065.
COSTA, C. Gestão estratégica de equipes comerciais. Rio de Janeiro: Universidade Candido Mendes 2007.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial: Como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 14ª Edição. Rio de Janeiro: Futura, 1998. ISBN 978-85-352-0352-3.
FORTULAN, M. R.; FILHO, E. V. G. Uma proposta de aplicação de business intelligence no chão-de-fábrica. Gestão & Produção, v. 12, n. 1, 2005. ISSN 0104-530X.
MAY, T. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Artmed, 2004. ISBN 9788536301990. Disponível em: < http://books.google.com.br/books?id=cgbZQwAACAAJ >.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. São Paulo: Bookman, 2000. ISBN 9788573075410.
PONJUÁN DANTE, G. Aplicaciones de gestión de información en las organizaciones. El profesional de la información y su dominio de las técnicas y herramientas de gestión. Tesis de Doctorado. La Habana: Facultad de Comunicación, Universidad de la Habana, 2000.
PORTER, M. E. Competição: Estratégias Competitivas Essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
REGINATO, L.; NASCIMENTO, A. M. Um estudo de caso envolvendo Business Intelligence como instrumento de apoio à controladoria. Contabilidade & Finanças, v. 18, 2007. ISSN 1808-057X.
SEBRAE-SP. Doze anos de monitoramento da sobrevivência e mortalidade de empresas. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html