Qualidade sobre rodas: o nível de satisfação de consumidores sobre os serviços de alimentação em Food Trucks
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v7i1.199Palavras-chave:
Qualidade, Alimentação, Food trucks.Resumo
Os food trucks, modelo de negócio de origem norte-americana fundamentado na comercialização de alimentos em veículos, de forma itinerante, vem se difundindo de forma inovadora pelas capitais brasileiras. O presente artigo teve como objetivo analisar a percepção de consumidores sobre a qualidade dos serviços de alimentação em food trucks. Para isto, realizou-se uma pesquisa quantitativa fazendo uso do método survey, com a aplicação de um questionário on-line, obtendo um total de 108 respondentes. Dentre as principais constatações do estudo, observou-se que a principal motivação que os consumidores possuem para ir ao food truck consiste em poder saborear alimentos criativos com praticidade e comodidade. Além disso, a maioria dos respondentes apresentou uma elevada satisfação no que se refere aos nove indicadores de qualidade alimentar, estabelecidos por Marimoto e Paladini (2009).
Downloads
Referências
ALMEIDA, Sérgio. Ah! Eu Não Acredito: Como Cativar o Cliente através de um Fantástico Atendimento. 86. ed. Salvador: Casa da Qualidade, 2001.
BACHENDORF, C.F. Turismo e higiene alimentar: uma análise em estabelecimentos de alimentação de Irati-PR. Irati, 2009.
BRACARENSE, Paulo A. Estatística aplicada às Ciências Sociais. Curitiba: IESDE Brasil S. A. 2012.
BARNEY, Jay B, HESTERLY, William. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Prentice Hall, 2011.
BEZERRA, A. C. D (Org). Alimentos de rua no Brasil e saúde pública. São Paulo, Annablume, 2008.
BRANDÃO, J. M. F.; PAULINO, G. C.; MADRUGA, L. C. F.; SANTIAGO, M. P. A subjetividade do “comer fora”: um estudo em dois restaurantes de João Pessoa-PB. RTD – Revista Turismo & Desenvolvimento. v. 14, n 1. 2015,
CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO, 2012.
CASTELLI, Geraldo. Excelência em hotelaria: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2000.
CASTRO, Celso Antonio Pinheiro de. Sociologia aplicada ao turismo. São Paulo: Atlas, 2002.
CAVALLI, S. B. Sistemas de controle de qualidade e segurança do alimento, processo produtivo e recursos humanos em unidades de alimentação comercial de Campinas (SP) e Porto Alegre (RS). 2003. 230 p. Tese (Doutorado em Alimentos e Nutrição) – Universidade de Campinas, Campinas, SP, 2003.
CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N. Administração estratégica de serviços: Operações para o cliente. São Paulo: Atlas, 2006.
COSTA, Ewerton.R.C. Gastronomia: uma sedução para o turismo. Revista Virtual Partes, 2008.Disponívelem:http://www.partes.com.br/turismo/gastronomico/gastronomia01.aspAcesso em: 18 abr. 2016
FRANCO, B.G.M.F; LANDGRAF, M. Microbiologia dos alimentos. São Paulo. Atheneu, 1996.
FREITAS, H.; OLIVEIRA, M.; SACCOL, A. Z.; MOSCAROLA, J. O Método de Pesquisa Survey. Revista de Administração, São Paulo, v. 35, n.3, p. 105-112, jul./set. 2000.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. [Apostila].
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.
GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.
GHOBRIL, Alexandre. N; BENEDETTI, Maurício. H; FRAGOSO, Nelson. D. Práticas Inovadoras no Setor de Bares, Restaurante e Lanchonetes. In: VIII Encontro de Estudos Empreendedorismo Gestão de Pequenas Empresas. Goiânia Anais EGEPE, 2014.
KOTLER, P. Administração de marketing. 5. ed. São Paulo: Atlas. 1998.
LA CASAS, A.L. Qualidade total em serviços. 3. ed. São Paulo. Atlas, 1999.
LOHMANN, Guilherme; PANOSSO NETTO, Alexandre. Teoria do Turismo: conceitos, modelos e sistemas. São Paulo: Aleph, 2008.
MARTINS, A.R.M. O nível de qualidade dos serviços de bares e lanchonetes da cidade de Santa Cruz do Piauí, 2012.
MARIMOTO, I. M. I.; PALADINI, E. P. Determinantes da qualidade da alimentação na visão de pacientes hospitalizados, O Mundo da Saúde (CUSC. Impresso), v. 33, p. 329-334, São Paulo, 2009. DOI: https://doi.org/10.15343/0104-7809.200933.3.9
MOLLER, C. O lado humano da qualidade: maximizando a qualidade de produtos e serviços através do desenvolvimento das pessoas. 12. ed. São Paulo: Pioneira, 1999.
MONTEIRO, T; COELHO, R. M. Food Truck: análise de mercado, plano de marketing e manual de identidade visual e memória de pesquisa - Brasília, 2015.
OLIVEIRA, S.T. Ferramentas para aprimoramento da qualidade.2. ed. São Paulo. Pioneira, 1996.
PALERMO, J.R. Bioquímica da nutrição. São Paulo. Atheneu, 2008.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. SERVQUAL: a multiple – item scale for measuring consumer perceptions. Journal of Service Quality Retailing, Spring, v. 64, p.12-40, 1988.
QUINTELLA, Rogério H.; MELLO, Vanessa P.; LEAL, Raimundo. Qualidade em serviços educacionais: o caso da certificação ISO 9002 do curso de especialização em administração da UFBA. In: XXV Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. Campinas. Anais ANPAD, 2001.
ROSSI, Carlos A. V; SLONGO, Luiz A. Pesquisa de satisfação de clientes: estado-da-arte-e proposição de um método brasileiro. In: XXI Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. Anais ENAPAD, 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65551998000100007
SAMPIERI, R. H.; COLLADO C. F.; LUCIO B. P.; Metodología de La investigación. México: Mcgraw Hill, 1991.
SILVA, G.D.L; LIMA, L.F; LOURENÇO, N.S. Food truck na cidade de São Paulo e a influência do perfil do consumidor em sua longevidade: aspectos socioculturais. São Paulo, 2015.
SILVA, Ariete; FROTA. Cláudio. D; LOPES. Germano. B; SILVA, Jonas. G; avaliação da qualidade do serviço de alimentação para hospital público. In: IX Congresso Virtual Brasileiro de Administração. Anais... Covibra, 2011.
SCHLÜTER, R. G. Gastronomia e turismo. São Paulo: Aleph, 2003.
SPINACÉ, N. A invasão dos food trucks: febre nos Estados Unidos, os restaurantes sobre rodas começam a ganhar espaço nas ruas brasileiras. Época, São Paulo, v. 1, set. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html