PLANO DE NEGÓCIOS: O CASO DE UMA EMPRESA ATACADISTA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i2.274Palavras-chave:
ferramentas gerenciais, processo decisório, planejamento, plano de negócios.Resumo
O presente trabalho apresenta a utilização da ferramenta gerencial plano de negócios que foi aplicada em uma empresa como forma de mostrar a relevância das informações gerenciais, estratégicas e contábeis no ambiente decisório. O objetivo geral deste trabalho foi avaliar como as ferramentas delimitadas podem auxiliar no processo decisório da empresa. Entre os objetivos específicos que orientaram o delineamento do estudo, destacam-se: discutir a visão dos autores acerca da ferramenta delimitada; coletar dados na empresa necessários a elaboração da ferramenta; avaliar a relevância da ferramenta no processo decisório da empresa. Por meio de um estudo de caso, apresenta como objetivo avaliar como as ferramentas gerenciais podem auxiliar no processo decisório, em especial o plano de negócios, além de apresentar as principais visões de autores sobre ela. A ferramentas estudada no presente relato técnico é o plano de negócios. A partir da aplicação desta ferramenta, foi possível chegar à conclusão sobre a importância desta no processo gerencial, como no planejamento antes de se iniciar uma empresa, bem como em seus processos cotidianos e projetos de expansão.
Downloads
Referências
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo. Elsevier Brasil, 2008.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, 5(61), 16-17. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392002000100003
PAVANI, Claudia; DEUTSCHER, José Arnaldo; LÓPEZ, Santiago Maya. Plano de negócios: planejando o sucesso de seu empreendimento. Rio de Janeiro: Minion, v. 202, 2000.
PLANO DE MODERNIZAÇÃO DAS CENTRAIS DE ABASTECIMENTO. Ceasa Paraná. 09 de novembro de 2012. Disponível em: < http://www.ceasa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1>. Acesso em 25/03/2014.
SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Como elaborar um plano de negócios. Disponível em: <http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/biblioteca/guias_cartilhas/Como_elaborar_um_plano_de_negocios.pdf>. Acesso em 07 de junho de 2014.
SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS MINAS GERAIS. Como elaborar um plano de negócios. Disponível em < http://www.dce.sebrae.com.br/bte/bte.nsf/90790DC06383839F03256FAA006CB0AD/$File/NT000A44AE.pdf> acesso em 07 de junho de 2014.
YIN, Robert K. Estudo de Caso-: Planejamento e Métodos. Bookman editora, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html