O O Processo de Implementação da Inteligência Competitiva em uma Organização de Serviços

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24883/eagleSustainable.v13i.438

Palavras-chave:

inteligência competitiva, organizações de serviços, pesquisa-ação, pequenas empresas

Resumo

Objetivo: O objetivo geral desta pesquisa é apresentar o processo de implementação da Inteligência Competitiva em uma pequena organização de serviços.

Metodologia/abordagem: Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa descritiva utilizando a estratégia de Pesquisa-Ação. Para cada etapa do framework da pesquisa ação foram utilizadas técnicas de coleta (entrevista semistruturadas, observação, evocação de palavras) e análise de dados (análise de conteúdo, análise temática, benchmarking) distintas.

Originalidade/Relevância: A relevância prática desta pesquisa reside na contribuição que traz ao apresentar detalhadamente o processo de implementação da IC na organização estudada, o que pode contibuir para nortear o uso do mesmo processo em outras pequenas organizações, ao mesmo tempo que as particularidades dessas organizações são consideradas.

Principais conclusões: Os principais achados evidenciam a possibilidade efetiva de uso do processo de IC em uma organização de serviços de pequeno porte, e ainda inferir sobre as principais diferenças diante seus concorrentes diretos, assim como, contestar os pontos de necessidades para manutenção da capacidade competitiva na empresa estudada.

Contribuições teóricas/metodológicas: Em termos teóricos, o estudo avança na lacuna da literatura ao trazer em termos aplicados o processo da IC. Além disso, este estudo também contribui ao discutir a IC como um processo que possibilita evolução na gestão organizacional, e ainda, promove o conhecimento de mercado, elaboração de estratégias e antecipação de tendências futuras, especialmente para pequenas organizações de serviços. Em termos metodológicos, o uso da Pesquisa-ação como estratégia no campo de estudo contribui para verificação da teoria-prática, cujo conteúdo pode servir como base de estudos futuros.

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Biografia do Autor

Iasmin Rocha, Universidade Federal do Ceará (UFC), Ceará

Universidade Federal do Ceará / Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza / CE – Brasil

Luma Louise Sousa Lopes, Universidade Federal do Ceará (UFC), Ceará

Universidade Federal do Ceará / Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza / CE – Brasil.

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

Rocha, I., & Lopes, L. L. S. (2023). O O Processo de Implementação da Inteligência Competitiva em uma Organização de Serviços. Revista Inteligência Competitiva, 13, e0438. https://doi.org/10.24883/eagleSustainable.v13i.438

Edição

Seção

Artigos