Implantação de uma ferramenta de business intelligence em um setor de faturamento hospitalar: Aplicabilidade e potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.24883/eagleSustainable.v14i.461Palavras-chave:
Tecnologia, Informação, Decisão, Inteligência, NegócioResumo
Objetivo: Este trabalho apresenta o processo de implantação de uma ferramenta de Business Intelligence (BI) em um setor de faturamento hospitalar, dando ênfase a sua aplicabilidade e potencialidade, na perspectiva dos gestores da instituição. O objetivo geral do estudo foi o de implantar uma ferramenta de BI no setor de faturamento do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões (HCPM).
Metodologia/abordagem: O método escolhido para o desenvolvimento deste estudo foi a pesquisa-ação. Após a implantação da ferramenta de BI, foi realizada uma entrevista semiestruturada com quatro participantes envolvidos diretamente no processo, a fim de identificar e analisar a aplicabilidade e as potencialidades da ferramenta, na perspectiva destes gestores. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo.
Originalidade/Relevância: Os resultados do estudo foram estruturados destacando a análise e comparação das ferramentas de BI disponíveis no mercado, bem como a definição de qual seria a mais adequada para implantação no cenário estudado, levando em consideração as vantagens e desvantagens de cada uma delas e o processo de implantação da ferramenta
Principais conclusões: Emergiram três categorias: 1) a ferramenta como possibilidade de melhoria dos processos e 2) potencialidades e 3) fragilidades da ferramenta. A partir da implantação da ferramenta, sua utilização e avaliação pelos usuários, pode-se concluir que seu uso fornece subsídios para os processos de tomada de decisão dos gestores da instituição, por meio do fornecimento de dados e informações fidedignas.
Contribuições teóricas/metodológicas: Os elementos discutidos no texto valida a proposição de implantação da ferramenta de BI otimizando e qualificando o processo de tomada de decisão.
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