AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ESTRATÉGICO DO SOFTWARE DE ASSESSORIA EDUCACIONAL EM FUNÇÃO DOS CRITÉRIOS DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v5i1.111Keywords:
Vantagem Competitiva, Recursos, Estratégia.Abstract
As metodologias de análise de recursos originárias da Visão Baseada em Recursos, como o modelo proposto por Mills (2002) e o VRIO proposto por Barney e Hesterly (2007), são correntes de pensamento renomadas na área de estratégia empresarial, porém são atividades de difícil aplicação prática nas organizações. A partir disso, este artigo tem como objetivo analisar a vantagem competitiva gerada por um software interno de gestão organizacional para uma empresa que realiza assessoria educacional por todo o nordeste do Brasil e tem sua sede em Natal no Rio Grande do Norte. Para realizar tal atividade a coleta dos dados foi feita através de um questionário com perguntas abertas dirigidas aos sócios diretores da empresa, seguido de uma entrevista para maiores esclarecimentos de dúvidas. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, através do método estudo de caso. Os resultados demonstraram que o software gera vantagem competitiva a empresa, porém essa não é sustentável devido a sua fácil imitabilidade.
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