Inteligência competitiva no brasil: um panorama do status e função organizacional
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v1i1.4Keywords:
Inteligência Competitiva, Estratégia, Negócio, Competitive Intelligence, Strategy, BusinessAbstract
A disponibilização de informações ambientais, dos cenários e entorno competitivo, é crítica para uma organização estabelecer um posicionamento efetivamente competitivo em seu entorno de operação. Ganhos em posicionamento, ajustes estruturais e alinhamento de processos são funções do uso adequado de informações certas e úteis. Assim, inteligência competitiva (IC) assume gradativamente um papel de importância estratégica para o remodelamento dos negócios e garantia da elasticidade corporativa. Busca-se aqui estabelecer um perfil da IC nas grandes corporações que atuam no Brasil. Para tanto, pesquisou-se exploratoriamente, numa amostra aleatória de 55 grandes empresas entre as 500 maiores do Guia das Maiores e Melhores - Exame 2004, por meio de um questionário estruturado fechado e um roteiro de entrevistas semi-estruturado. A pesquisa olhou o lócus funcional, objetivos, motivos, fontes, processos, usos, papel da TI e disciplinamento ético da IC nas organizações pesquisadas. Os principais resultados indicam grande incipiência na arquitetura, usos e função da IC nos negócios nas empresas pesquisadas. Apenas 11% delas possuem sistema de IC formalizado e estruturado. Poucas empresas usam a IC para suportar estratégias corporativas que possam garantir a sustentação da competitividade (benchmarking, recursos e capacidades especiais, análise SWOT). As principais conclusões indicam haver um pequeno número de empresas alinhadas com o conceito e funções da IC. Apesar de não haver um modelo predominante de IC no Brasil, o panorama mostra um princípio de modelagem do alinhamento interno das competências centrais e a IC como alimentadora, em grande parte, apenas de alternativas de diferenciação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
1. Authors who publish in this journal agree to the following terms: the author(s) authorize(s) the publication of the text in the journal;
2. The author(s) ensure(s) that the contribution is original and unpublished and that it is not in the process of evaluation by another journal;
3. The journal is not responsible for the views, ideas and concepts presented in articles, and these are the sole responsibility of the author(s);
4. The publishers reserve the right to make textual adjustments and adapt texts to meet with publication standards.
5. Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Atribuição NãoComercial 4.0 internacional, which allows the work to be shared with recognized authorship and initial publication in this journal.
6. Authors are allowed to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
7. Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on a personal web page) at any point before or during the editorial process, as this can generate positive effects, as well as increase the impact and citations of the published work (see the effect of Free Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
• 8. Authors are able to use ORCID is a system of identification for authors. An ORCID identifier is unique to an individual and acts as a persistent digital identifier to ensure that authors (particularly those with relatively common names) can be distinguished and their work properly attributed.