GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO E COMPETITIVIDADE: ANÁLISE DA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE INTELIGÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i3.178Palavras-chave:
Inteligência Competitiva, competitividade, ensino superior privadoResumo
privada no Brasil, que vem passando por modificações importantes após o crescimento originado da modificação na legislação brasileira. O setor é marcado pela concorrência acirrada entre as instituições de ensino, em sua maioria, incorporadas por grupos empresariais de grande porte que vêm movimentando o setor educacional nos últimos anos. Como problema de pesquisa, detectou-se uma lacuna no conhecimento acerca da temática, se considerada a abordagem empírica e a descrição de métodos e práticas típicas e estrutura de organizações adotantes de inteligência competitiva. Metodologicamente, o estudo contemplou uma pesquisa qualitativa e descritiva que utilizou-se de um roteiro semiestruturado de entrevista com profissionais responsáveis pela atividade. O método escolhido permitiu um maior detalhamento e aprofundamento dos dados extraídos in loco. Como resultados, verificou-se que a instituição ainda não possui uma estrutura oficial de inteligência o que não impede de aplicá-la, fazendo uso de processos peculiares de ambientes altamente competitivos. Concluiu-se que empresa estudada, monitora seu ambiente de forma cíclica utilizando-se de fontes de informação internas e externas com destaque para os objetivos estratégicos e mercadológicos alinhados com o mapeamento de movimentos de instituições tidas como rivais, monitorando de forma sistemática produtos, fluxos de matrículas e precificação da concorrência com ou sem o uso de softwares de informação.
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