AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE LATU SENSO EM GESTÃO DE EQUIPE E LIDERANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v9i3.326Palavras-chave:
Competências. Liderança. Lato sensu. Aprendizagem.Resumo
Com o aumento da competitividade e com o comportamento volátil do mercado, notou-se a importância do capital humano nas organizações e, em virtude disso, criou-se a necessidade de encontrar pessoas aptas para liderar, motivar e conduzir a equipe de trabalho em prol dos resultados. Diante dessa oportunidade, muitos profissionais buscam fontes para adquirir qualificação e, uma delas, são os cursos de lato sensu. Nesse sentido, o presente estudo tem o propósito de analisar como o curso de lato sensu de Gestão de Equipe e Liderança tem contribuído no desenvolvimento de competências dos alunos. Para tal objetivo, foram feitas as análises quantitativa e qualitativa, tendo a pesquisa natureza exploratória e descritiva. Primeiramente, foi aplicado um questionário com os alunos que concluíram o curso em 2015 e com os que iniciaram em 2016; após essa etapa, foi organizado um grupo focal com os respondentes da turma de 2016 e foram propostas entrevistas com os gestores. Além desses recursos, também foram feitas duas observações em sala de aula. O curso de Gestão de Equipe e Liderança possui três pilares e, com a análise dos dados obtidos, notou-se que o pilar mais aprofundado foi o auto desenvolvimento. Em relação às competências, a capacidade de ouvir, a comunicação, a gestão de conflitos, juntamente com o autoconhecimento, foram as mais citadas pelos respondentes. Observou-se que as atividades que proporcionaram interações em sala de aula, como as dinâmicas, os debates e exercícios em grupo, segundo os alunos, foram as mais relevantes no processo de aprendizagem e, por esse motivo, as suas sugestões de melhoria foram relacionadas à inclusão de mais atividades práticas, proporcionando assim, maior contato com as atribuições de um líder.
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