A Agilidade Organizacional e a Difusão de Inovação Tecnológica das Empresas Cleantech
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v12i.2022.e0412Palavras-chave:
Cleantechs, agilidade organizacional, difusão tecnológica, vantagem competitivaResumo
Contexto: Os ambientes organizacionais têm sofrido grandes mudanças em face aos avanços de inovação tecnológica dos setores industriais. Observando este contexto, startups de tecnologia têm utilizado recursos cada vez mais tecnológicos e digitais para entregar serviços e/ou produtos com baixo ou zero impacto ao meio ambiente.
Objetivo: O objetivo do artigo é apresentar um modelo propositivo que abarca as lentes teóricas de Agilidade Organizacional (AO) impulsionar a Difusão de Inovação Tecnológica em empresas de tecnologia limpa para obtenção de Vantagem Competitiva.
Metodologia: Realizou-se um estudo de caso múltiplo de abordagem qualitativa com organizações Cleantechs, apoiado pelas entrevistas 22 semiestruturadas de 11 empresas de tecnologia limpa que atuam na área de energias renováveis, eficiência e comercialização de energia além de tratamento de água. Os resultados foram amparados pela técnica de análise de conteúdo.
Resultados: Os resultados são elencados no modelo propositivo para viabilização das Cleantechs em assumir e difundir inovação tecnológica possibilitando soluções sustentáveis de baixo ou zero impacto ao meio ambiente a partir de uma resposta ágil ao ambiente organizacional.
Contribuição: A AO modifica o posicionamento de gestores e fundadores, para amplificar o cenário difusor de inovação (DTI) e tecnologia na organização, reverberando em novas posições no mercado. A contribuição científica elenca uma agenda de pesquisa com base nas categorias emergentes do trabalho, fluindo em avanços no campo de pesquisa das organizações Cleantechs.
Downloads
Referências
Albagli, S., & Maciel, M. L. (2004). Information and knowledge in innovation and local development. Information Science, 33, 9-16. https://doi.org/10.1590/S0100-19652004000300002
Besanko, D. A., Doraszelski, U., Kryukov, Y., & Satterthwaite, M. A. (2007). Learning-By-Doing. Organizational Forgetting, and Industry Dynamics, Harvard Institute of Economic Research Discussion Paper, (2128). https://doi.org/10.2139/ssrn.962878
Bjornali, E. S., & Ellingsen, A. (2014). Factors affecting the development of clean-tech start-ups: A literature review. Energy Procedia, 58, 43-50. https://doi.org/10.1016/j.egypro.2014.10.407
Coombs, J. (1995). Jeronimo Pardo on the necessity of scientific propositions. Vivarium, 33(1), 9-26. https://doi.org/10.1163/1568534952579803
Davydova, M. L., & Makarov, V. O. (2020, March). Smart Technologies in Lawmaking: Towards the Concept of Smart Regulation. In Institute of Scientific Communications Conference (pp. 1296-1305). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-59126-7_142
De Guimarães, J. C. F. F., Severo, E., Dorion, E C H (2022). Product Innovation: Path to Sustainable Competitive Advantage with Use of Environmental, Social and Governance Principles Iberoamerican Journal of Corporate Governance 9(1), e 117. https://doi.org/10.21434/IberoamericanJCG.v9i1.117
de Noronha, M. E. S., Ferraro, D. M., Longo, L. R., & Melvin, S. S. (2022). The orchestration of dynamic capabilities in cleantech companies. Innovation & Management Review. https://doi.org/10.1108/INMR-08-2021-0144
Dedrick, J., & West, J. (2003, December). Why firms adopt open source platforms: a grounded theory of innovation and standards adoption. In Proceedings of the workshop on standard making: A critical research frontier for information systems (pp. 236-257).
DePietro, R., Wiarda, E., & Fleischer, M. (1990). The context for change: Organization, technology and environment: Lexington. MA: Lexington Books.
Doyle, G. J., Garrett, B., & Currie, L. M. (2014). Integrating mobile devices into nursing curricula: Opportunities for implementation using Rogers' Diffusion of Innovation model. Nurse Education Today, 34(5), 775-782. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2013.10.021
Dyer, L., & Shafer, R. A. (2003). Dynamic organizations: Achieving marketplace and organizational agility with people.
Felipe, C. M., Roldán, J. L., & Leal-Rodríguez, A. L. (2017). Impact of organizational culture values on organizational agility. Sustainability, 9(12), 2354. https://doi.org/10.3390/su9122354
Furr, N., Ozcan, P. & Eisenhardt, K. M. (2022). What is Digital Transformation? Fundamental Tensions faced by companies established in the World Scenario. Iberoamerican Journal of Competitive Intelligence, 12(1), e0410. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v12i.2022alumniin
Godoy, A. S. (1995). Qualitative research: fundamental types. Business Administration Magazine, 35, 20-29. https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004
Goldman, S., Nagel, R. and Preiss, K. (1995), Agile Competitors and Virtual Organisations, van Nostrand Reinhold, New York, NY.
Goncalves, D., Bergquist, M., Bunk, R., & Alänge, S. (2020). Cultural aspects of organizational agility affecting digital innovation. Journal of Entrepreneurship, Management and Innovation, 16(4), 13-46. https://doi.org/10.7341/20201641
Gunningham, N., & Sinclair, D. (2017). Smart regulation. Regulatory theory: Foundations and Applications, 133-148. https://doi.org/10.22459/RT.02.2017.08
Harraf, A., Wanasika, I., Tate, K., & Talbott, K. (2015). Organizational agility. Journal of Applied Business Research (JABR), 31(2), 675-686. https://doi.org/10.19030/jabr.v31i2.9160
Ito, N. C., Hayashi Junior, P., Gimenez, F. A. P., & Fensterseifer, J. E. (2012). Value and competitive advantage: buscando definitions, relationships and repercussions. Contemporary Administration Magazine, 16, 290-307. https://doi.org/10.1590/S1415-65552012000200008
Jackson, M., & Johansson, C. (2003). An agility analysis from a production system perspective. Integrated Manufacturing Systems. https://doi.org/10.1108/09576060310491342
Lundblad, J. P. (2003). A review and critique of Rogers' diffusion of innovation theory as it applies to organizations. Organization Development Journal, 21(4), 50.
Mendes, R. M., & Miskulin, R. G. S. (2017). A análise de conteúdo como uma metodologia. Cadernos de Pesquisa, 47, 1044-1066. https://doi.org/10.1590/198053143988
Mrugalska, B., & Ahmed, J. (2021). Organizational agility in industry 4.0: A systematic literature review. Sustainability, 13(15), 8272. https://doi.org/10.3390/su13158272
O'Hear, A. (1997). Karl Popper: philosophy and problems. UNESP. https://doi.org/10.1119/1.18784
Pernick, R., & Wilder, C. (2007). Cleantech. the clean boom at the stock exchanges. How green technologies change our lives-and how investors can take advantage out of it; Cleantech. Der saubere (Boersen) Boom. Wie''gruene''Technologien unser Leben veraendern-und wie Anleger davon profitieren. Germany.
Perovano, D. G. (2016). Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: intersaberes.
Polyakov, M., & Kovshun, N. (2021). Diffusion of innovations as a key driver of the digital economy development. Baltic Journal of Economic Studies, 7(1), 84-92. https://doi.org/10.30525/2256-0742/2021-7-1-84-92
Popper, K. R. (1990). A world of propensities.
Popper, K. R., & Amado, M. (1998). Open society and its enemies (pp. 267-89). Itatiaia.
Porter, M. (2003). Michael Porter (1947-). Fifty Key Figures in Management, 272.
Porter, R. (1989). Health for sale: quackery in England, 1660-1850. Manchester University Press.
Rangel-Martinez, D., Nigam, K. D. P., & Ricardez-Sandoval, L. A. (2021). Machine learning on sustainable energy: A review and outlook on renewable energy systems, catalysis, smart grid and energy storage. Chemical Engineering Research and Design, 174, 414-441. https://doi.org/10.1016/j.cherd.2021.08.013
Ravichandran, T. (2018). Exploring the relationships between IT competence, innovation capacity and organizational agility. The Journal of Strategic Information Systems, 27(1), 22-42. https://doi.org/10.1016/j.jsis.2017.07.002
Rogers, E. M., & Williams, D. (1983). Diffusion of. Innovations (Glencoe, IL: The Free Press, 1962).
Rogers, E. M., Singhal, A., & Quinlan, M. M. (2014). Diffusion of innovations. In An integrated approach to communication theory and research (pp. 432-448). Routledge.
Shakeel, S. R. (2021). Cleantech: Prospects and Challenges. Journal of Innovation Management, 9(2), VIII-XVII. https://doi.org/10.24840/2183-0606_009.002_0002
Sherehiy, B., Karwowski, W., & Layer, J. K. (2007). A review of enterprise agility: Concepts, frameworks, and attributes. International Journal of Industrial Ergonomics, 37(5), 445-460. https://doi.org/10.1016/j.ergon.2007.01.007
Silva, A. H., & Fossá, M. I. T. (2015). Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas revista eletrônica, 16(1).
Silva, H. D. C., & Casarin, S. J. (2011). Pesquisa cientifica: da teoria a pratica. Curitiba: Ibpex.
Silveira, F. L. D. (1996). Karl Popper's philosophy of science: critical rationalism. Santa Catarina's notebook for teaching physics. Florianópolis. Vol. 13, n. 3 (Dec. 1996), p. 197-218. https://doi.org/10.2307/2234987
Stake, R. E. (2008). Qualitative case studies. In N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.), Strategies of qualitative inquiry (pp. 119–149). Sage Publications, Inc.
Stoneman, P., & Diederen, P. (1994). Technology diffusion and public policy. The Economic Journal, 104(425), 918-930.
Tornatzky, L. G., & Klein, K. J. (1982). Innovation characteristics and innovation adoption-implementation: A meta-analysis of findings. IEEE Transactions on Engineering Management, (1), 28-45.
Tornatzky, L. G., Fleischer, M., & Chakrabarti, A. K. (1990). Processes of Technological Innovation. Lexington books. https://doi.org/10.1109/TEM.1982.6447463
Van Gossum, P., Arts, B., & Verheyen, K. (2010). From “smart regulation” to “regulatory arrangements”. Policy Sciences, 43(3), 245-261. https://doi.org/10.1007/s11077-010-9108-0
Vargo, S. L., Akaka, M. A., & Wieland, H. (2020). Rethinking the process of diffusion in innovation: A service-ecosystems and institutional perspective. Journal of Business Research, 116, 526-534. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.01.038
Vial, G. (2021). Understanding digital transformation: A review and a research agenda. Managing Digital Transformation, 13-66. https://doi.org/10.4324/9781003008637-4
Wang, H., Huang, J., & Zhang, Z. (2019). The impact of deep learning on organizational agility. 1-9.
Yin, R. K. (2015). Case Study: Planning and métodos. Bookman editor.
Zappellini, M. B., & Feuerschütte, S. G. (2015). O uso da triangulação na pesquisa científica brasileira em administração. Administração: ensino e pesquisa, 16(2), 241-273.
Zitkienė, R., & Deksnys, M. (2018). Organizational agility conceptual model. https://doi.org/10.14254/1800-5845/2018.14-2.7
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Inteligência Competitiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html