A EMPRESA ALFA E SUA ESTRATÉGIA PARA O SEGMENTO DE TRATORES: A BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA A PARTIR DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS (VBR)
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v5i2.114Palavras-chave:
Visão Baseada em Recursos. Vantagem Competitiva. Estratégia.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal identificar e fornecer uma explicação do desenvolvimento estratégico e a busca da vantagem competitiva na empresa Alfa, mais especificamente para o segmento de tratores agrícolas. Tendo em vista que as vantagens estratégicas normalmente são classificadas dentro de uma ou outra escola, este artigo buscou identificar e explicar, tendo a Visão Baseada em Recursos como referencial teórico. Na parte metodológica foram apuradas as vendas totais de tratores no mercado brasileiro, conforme a potência (hp) para se verificar como o mercado de tratores reagiu às alterações relacionadas à esta potência. Também foi levantado o volume total de tratores vendidos por todas as marcas no mercado brasileiro (TIV), bem como o volume total de tratores vendidos da empresa Alfa, no mercado brasileiro. Ainda foi realizada uma reunião informal com os responsáveis das áreas para discutir o desenvolvimento estratégico e como buscar a vantagem competitiva. A análise do desempenho da empresa Alfa, além de confirmar em seu comportamento a presença de capacitações, competências, habilidades e conhecimento organizacional, deixa claro os principais ensinamentos da VBR. Primeiro, as características do mercado quanto à dinâmica de seu comportamento, segundo quanto à utilização de seus recursos internos na obtenção de vantagem competitiva. Portanto, podemos concluir que o desenvolvimento estratégico da empresa Alfa, no período considerado, pode ser explicado pela VBR.Downloads
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