Metodologia de campos e armas da competição aplicada ao estudo da competitividade de concessionárias chevrolet
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v1i3.18Palavras-chave:
Vantagem Competitiva, Campo da Competição. Arma da Competição, Estratégia Competitiva de Negócio. Estratégia Competitiva Operacional.Resumo
O modelo de Campos e Armas da Competição (CAC) vem sendo publicado como referencial teórico de muitos estudos, porém, de forma fragmentada. Devido ao grau de consolidação que atingiu, é o momento de publicá-lo na íntegra, a fim de lançá-loà discussão na comunidade científica da área de Estratégia. É um modelo da Teoria da Competitividade validado cientificamente, que, por ser qualitativo e quantita-tivo, tem vantagens em relação ao modelo de Porter, RBV e Balanced Scorecard. Ele nasceu de uma idéia simples: separar, de acordo com o interesse do cliente, as chamadas vantagens competitivas, distinguindo as que lhe interessam das que não lhe interessam. As primeiras referem-se aos campos da competição, e, as segundas, às armas da competição. Os campos da competição estão relacionados à estratégia competitiva de negócio, e as armas da competição às estratégias competitivas operacionais. Este é o primeiro artigo de uma série de três.
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