Estratégia como conteúdo principal
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v1i3.22Resumo
Prezados leitores,
O volume 1, número 3 de 2011, da Revista Inteligência Competitiva traz um conjunto de cinco artigos. Os textos preponderantes deste número é a estratégia, pois o primeiro artigo Diretrizes para a condução de uma atividade de inteligência competitiva: uma análise preliminar de Paulo Henrique de Oliveira; Carlos Alberto Gonçalves e Edmar Aderson Mendes de Paula reforçam que a IC é tema em expansão da literatura estratégia e sua importância na atividade de suporte ao processo de tomada de decisão estratégica. Já o autor José Celso Contador no artigo Metodologia de campos e armas da competição aplicada ao estudo da competitividade de concessionárias chevrolet, demonstra que o modelo da Teoria da Competitividade, validado cientificamente, por ser qualitativo e quantitativo, tem vantagens em relação ao modelo de Porter, RBV e Balanced Scorecard. O artigo de Rogério Adilson Lana em Inteligência competitiva: fator-chave para o sucesso das organizações no novo milênio parte-se inicialmente para a contextualização da importância da informação, conhecimento e profissional da inteligência, que tem como finalidade garantir o gerenciamento estratégico das organizações. A revista traz nesse fascículo o professor Leonel Cezar Rodrigues e o autor Marcelo Jorge Fernandez com o artigo Alinhamento estratégico da tecnologia de informação e Inteligência competitiva reforçando que o sucesso de uma empresa hoje depende crescentemente, da estratégia de seu negócio. A estratégia de negócio, no entanto, requer eficácia operacional, sincronia entre a estratégia de negócio e os recursos capacitadores organizacionais: Tecnologia de Informação (TI) e Inteligência Competitiva (IC). A TI é o mecanismo agilizador da realização da estratégia.
Você que gosta do assunto e tem interesse em publicar em nossa revista, encaminhe seu artigo e teremos maior prazer em tê-lo como autor(a).
Desejamos a todos uma ótima leitura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html