Psicologia escolar: visão dos psicólogos, alunos e docentes do instituto federal de educação do Rio Grande do Sul – IFRS
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v4i3.99Palavras-chave:
Psicologia Escolar, Psicólogos, Alunos, Docentes, Instituição PúbicaResumo
Este estudo teve como objetivo analisar o papel da psicologia escolar em uma instituição de ensino público, por meio da atuação do profissional em psicologia, e o que essa prática reflete sobre os alunos, docentes e ao próprio profissional atuante. De caráter descritivo e exploratório, este estudo de caso envolveu entrevistas em profundidade, realizadas com as duas psicólogas da instituição, bem como a aplicação de survey auto administrada, através de questionários estruturados e com perguntas abertas, que foram aplicados a 15 alunos dos cursos técnicos e 15 docentes do IFRS do campus de Bento Gonçalves/RS. A análise dos resultados foi realizada através da análise de conteúdo. A pesquisa revelou que as atividades atribuídas ao psicólogo escolar, no instituto pesquisado, envolvem: orientação vocacional aos alunos; compreensão de suas dificuldades e anseios, considerando seu entorno social, familiar e afetivo; contribuição na formação didática dos professores e nas metodologias para a educação; e amparo em questões de ordem social, emocional e coletiva dos demais agentes que atuam na instituição. A diversidade de atribuições demonstra que o papel do psicólogo escolar ainda está se consolidando como agente de mudança no contexto do ensino.
Palavras-chave: Psicologia Escolar; Psicólogos; Alunos; Docentes; Instituição Púbica.
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