DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS:AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
DOI:
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i2.261Keywords:
Inteligência Competitiva, Pesquisa de MercadoAbstract
Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar se o Curso de Especialização em Inteligência Competitiva e de Mercado contribui no desenvolvimento de competências dos profissionais para atuarem como analistas de Inteligência Competitiva (IC). Além disso, teve a pretensão de investigar se os profissionais utilizavam a IC como ferramenta no processo de tomada de decisão. A amostra foi composta por 13 participantes, regularmente matriculados na 11ª edição do curso em uma das maiores universidades privadas do Rio Grande do Sul. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário composto por 13 questões, que caracterizava o perfil dos participantes e investigava sobre o uso da IC. Após, foi realizada uma entrevista em grupo focal, com 10 participantes, a fim de aprofundar a investigação sobre o uso da IC. Trata-se de uma pesquisa com delineamento misto, ou seja, com abordagem qualitativa e quantitativa, uma vez que as informações coletadas na análise quantitativa serviram para elaborar o roteiro utilizado no grupo focal. O critério de inclusão no grupo focal foi experiência prévia de aplicação da IC. A partir dos resultados encontrados foi possível constatar que o curso contribui de maneira positiva para o desenvolvimento de competências dos alunos para utilizarem a IC. Conclui-se que o curso possui o diferencial de ser o único no estado a permitir a formação focada em Inteligência Competitiva, além de pertencer a uma instituição valorizada no mercado de trabalho. Portanto, avaliar o quanto e como ele dever ser ajustado, é de extrema importância para sua continuidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
1. Authors who publish in this journal agree to the following terms: the author(s) authorize(s) the publication of the text in the journal;
2. The author(s) ensure(s) that the contribution is original and unpublished and that it is not in the process of evaluation by another journal;
3. The journal is not responsible for the views, ideas and concepts presented in articles, and these are the sole responsibility of the author(s);
4. The publishers reserve the right to make textual adjustments and adapt texts to meet with publication standards.
5. Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Atribuição NãoComercial 4.0 internacional, which allows the work to be shared with recognized authorship and initial publication in this journal.
6. Authors are allowed to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
7. Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on a personal web page) at any point before or during the editorial process, as this can generate positive effects, as well as increase the impact and citations of the published work (see the effect of Free Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
• 8. Authors are able to use ORCID is a system of identification for authors. An ORCID identifier is unique to an individual and acts as a persistent digital identifier to ensure that authors (particularly those with relatively common names) can be distinguished and their work properly attributed.