ESTRÁTÉGIAS DE SEGMENTAÇÃO SOB ÓTICA DA GRANPORT MULTIMODAL LTDA: UM ESTUDO DE CASO
PDF

Palavras-chave

Marketing
Segmentação de Mercado
Logística
Empresas de Transportes integrados.

Como Citar

toledo, luciano augusto, Boucas, G. V., Ferreira, K. R. B., Avanco, L. H., & de Siqueira, G. M. (2018). ESTRÁTÉGIAS DE SEGMENTAÇÃO SOB ÓTICA DA GRANPORT MULTIMODAL LTDA: UM ESTUDO DE CASO. Revista Inteligência Competitiva, 8(2), 166–199. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i2.251

Resumo

O estudo a seguir apresenta-se sob a forma de pesquisa exploratória qualitativa e é completado por um estudo de caso, realizado por meio da empresa Granport Multimodal Ltda. Como método de coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado, sendo suas respostas comparadas com a teoria estudada.  Finalmente destaca-se que que a segmentação de mercado apresenta importância fundamental para a empresa. É por meio dela que se descobre os segmentos mais atrativos e seus correlatos mercados alvos. Além de permitir a definição das melhores estratégias de posicionamento de mercado.
https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v8i2.251
PDF

Referências

ANDERSON, C.H.; VINCZE, J.W. Strategic Marketing Management. Boston: Houghton Miffin Company, 2000.

BAINES, P.; FILL, C.; PAGE, K. Marketing. In: Marketing. [s.l: s.n.]. p. Chapter 5, pp.159–199 Chapter 6, pp.207–238.

BALLOU, R.H. Logística Empresarial. São Paulo, Atlas, 1993.

BERKOWITZ, E. N. et al. Marketing. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. v. 1. 323p

BROCHADO, A. O.; MARTINS, F. V. Market Segmentation Methodology: segmentation basis and classification methodsReview of Business Management, 27 jun. 2008. Disponível em: <http://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/174>. Acesso em: 10/08/2016

CARVALHO, Ary de. Não existe fórmula, existe tentativa. Isto É Dinheiro, São Paulo, n. 33, abr. 1998.

CHRISTOPHER, M. A logística do Marketing: Otimizando processos para aproximar fornecedores e consumidores. São Paulo: Futura, 1999.

CHURCHILL JR, Gilbert A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

CHURCHILL, G. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000.

COBRA, M. Administração de marketing no Brasil. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

COUNCIL OF LOGISTICS MANAGEMENT. CSCMP Supply Chain Management Definitions, 2012.

DIAS, Sérgio Roberto. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva,2003.

ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Consumer behavior. 7. Ed. Forth Worth: Dryden Press, 1995. 846 p.

FEITOSA, W. R.; IKEDA, A. A. Market Segmentation Based on Cohorts: a qualitative approachReview of Business Management, 27 dez. 2011. Disponível em: <http://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/740>. Acesso em: 10/08/2016

FERRELL, C. O.; HARTLINE, M.D.; LUCAS J.R. et al. Estratégia de Marketing. São Paulo: Atlas, 2000.

FERRELL, O. C. ; HARTLINE Michel D. Estratégia de marketing. 3 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

FIGUEIREDO, K. F. et al., Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, São Paulo: Atlas, 2003.

GRACIOSO, F. Marketing estratégico: planejamento estratégico orientado para o mercado. [s.l.] Atlas, 2007.

ILOS. Panorama Custos Logísticos no Brasil. Rio de Janeiro, 2010.

KEEGAN, Warren J. Princípios de Marketing Global: tradução: Sônia Schwartz, Cecília C. Bartolotti: revisão técnica Egydio Barbosa Zanotto, Ricardo Sampaio Zanotta. São Paulo: Saraiva, 2000.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Análise, Planejamento, Implementação e Controle. 4a. Edição, São Paulo, Atlas, 1995.

KOTLER, Philip. Princípios de Marketing. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000

KOTLER, Phillip; ARMSTRONG, Gary. Introdução ao Marketing. 4ª ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1997.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: From Products to Customers to the Human Spirit. [s.l.] John Wiley and Sons, 2011.

KOTLER, Philip. ; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006

KUAZAQUI, Edmir. Marketing Internacional – Desenvolvendo conhecimentos e competências em cenários globais. 1. ed. São Paulo, 2007.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. D. E. A. M. Fundamentos de metodologia científica. [s.l.] Atlas, 2010.

LAMBERT, D. M.; STOCK, J. R.; ELLRAM, L. M. Fundamentals of logistics management. Homewood: McGraw-Hill/Irwin, 1998.

LAMBIN, J. Marketing estratégico. [s.l.] McGraw-Hill, 2002.

LAS CASAS, Alexandre L; Marketing, conceitos, exercícios e casos. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1997.

LAS CASAS, A. L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006. 528 p.

LEWIS, B. R. L.; LITTLER, Dale (org.). Dicionário enciclopédico de marketing. São Paulo: Atlas, 2001

LOUREZAN , A. E. B. S.; SILVA, A. L. Um estudo da competitividade dos diferentes canais de distribuição de hortaliças. Gestão e Produção. São Carlos, v.11, n3, Dezembro 2004.

MADEIRA, A. B.; TOLEDO, L. A.; SILVEIRA, J. A. G. DA. Marketing Segmentation : Your Role For Diversity in Dynamical Systems Segmentação de Mercado : Seu Papel Para a Diversidade em Sistemas Dinâmicos. Revista Gestão.Org, v. 13, n. 1, p. 71–78, 2015.

MCCORCLE, M. D.; BELL, E. L. Case study research: Design and methods : by Robert K. Yin. Beverly Hills, CA: Sage Publications, 1984, 160pp. v. 9, n. 4, p. 373–374, 1986.

MINERVINI, Nicola. O Exportador. 3 ed. São Paulo: Makron Books, 2001.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: <http://cliente.argo.com.br/~mgos/analise_de_conteudo_moraes.html>. Acesso em: 04/08/2016.

MURPHY, P. R.; DALEY, J. M. A framework for applying logistical segmentation. International Journal of Physical Distribution and Logistics Management, 13-19, 1994.

OLABUENAGA, J.I. R.; ISPIZUA, M.A. La descodificacion de la vida cotidiana: metodos de investigacion cualitativa. Bilbao, Universidad de deusto, 1989.

PIPKIN, Alex. Marketing Internacional: Uma abordagem estratégica. 2 ed. São Paulo: Aduaneiras, 2002.

PRIDE, William M.; FERRELL O. C. Marketing: Conceitos e Estratégias.11ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

RAMPAZZO, L. Metodologia científica. [s.l.] Edições Loyola, 2005.

SANTO, A. DO E. Delineamentos de metodologia científica. [s.l.] Edições Loyola, 1992.

STANTON, William J; WALKER, Bruce J; ETZEL, Michael J. Marketing. 11ª ed. São Paulo: Makron Books, 2001.

SILVA, Luiz Augusto Tagliacollo. Logística no comércio exterior. 2. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2011.

SILVA, Fábio G.; ZAMBON, Marcelo S. Gestão do relacionamento com o cliente. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

TEIXEIRA, L; NEVES, M. F., SCARE, R. F. Auditoria e sistema de informação em canais de insumos do agronegócio: proposta de uma ferramenta de pesquisa. Gestão e Produção. São Carlos, v.11, n.2, Dezembro 2004.

TOLEDO, G. L.; MORETTI, S. L. DO A. Valor para o Cliente e Valor do Cliente: Conceitos e Implicações para o Processo de Marketing. Desenvolvimento em Questão, v. 14, n. 35, p. 400, 23 jun. 2016.

TOLEDO, L. A. Marketing planning and organization structures. Revista Gestão Industrial, v. 7, n. 2, p. 172–186, 2011.

TOLEDO, L. A.; SHIRAISHI, G. F. Estudo de caso em pesquisas exploratórias qualitativas: um ensaio para a proposta de protocolo do estudo de caso. Revista da FAE Curitiba, p. 103–119, 2009.

TOLEDO, L. A.; CAROLINA, A. Gestão da tecnologia sob a perspectiva do dsc technology management under the perspective of the DSC. Cadernos de Administração, v. 1, n. 1, p. 100, 2011.

WANKE, P.; NAZÁRIO, P.; FLEURY, P. F. O papel do transporte na estratégia de logística, 10 dez. 2000. Disponível em: <http://www.ilos.com.br/web/o-papel-do-transporte-na-estrategia-logistica>. Acesso em: 09/09/2016.

YIN, Robert K. Case study research - design and methods. Sage Publications Inc., USA, 1989.

O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;

O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);

A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);

É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html

Downloads

Não há dados estatísticos.